A dialogicidade de Paulo Freire como participação democrática na Educação
Paulo Freire's contributions
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29373Palavras-chave:
Educação; Diferença; DialogicidadeResumo
Correspondendo às diretrizes aspiradas pela UNESCO (1994, 2009, 2015, 2019), cabe à Educação encontrar, não apenas um caminho reflexivo, acerca da sua contribuição na vida do Homem, como também corresponder às necessidades inerentes ao direito pela Diferença. Na atualidade, e face às premissas de uma Educação democrática, são exigidas às escolas uma metodologia que se reja pelo compromisso a um “(…) processo que vise responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um.” (DL nº.54/2018, p.2919). A realização deste artigo prioriza evidenciar um dos contributo de Paulo Freire, que, ao exigir uma sociedade mais justa, possa ascender à emancipação educativa. Propomos, desta forma, refletir, sobre a dialogicidade, como estratégia preponderante no processo de ensino e aprendizagem de qualquer individuo.
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