Potencial das Tecnologias de Informação Geográfica e da Realidade Aumentada na aprendizagem das Ciências
estudo de caso no 1.⁰ CEB
Palabras clave:
Tecnologias de Informação Geográfica, Realidade Aumentada, Sismos, Construção de conhecimento, 1⁰ ciclo do Ensino BásicoResumen
A aprendizagem suportada por Tecnologias de Informação Geográfica (TIG) e Realidade Aumentada (RA) merece atenção no campo de estudo da Educação. A investigação de base deste artigo visa compreender as potencialidades destas tecnologias na aprendizagem dos conteúdos previstos no currículo do Estudo do Meio do 1.º ciclo do Ensino Básico, em Portugal. Sustentados na metodologia de estudo de caso os dados qualitativos foram recolhidos através da observação participante, grelhas de observação, notas de campo, trabalhos realizados pelos estudantes e na realização de um focus group. Os resultados de aprendizagem, decorrentes das atividades dinamizadas, mostram que uma adequada e intencional articulação das TIG e da RA apoiam a compreensão de conceitos e dos fenómenos e favorecem a construção do conhecimento.
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