Vol. 24 (2018): A Educação Artística na Escola do Século XXI

					Ver Vol. 24 (2018): A Educação Artística na Escola do Século XXI

O mundo vive atualmente um momento marcado por grandes transformações socioculturais e educativas. Encontra-se em movimento acelerado, como veículo de produção e transmissão de informações, conformando novas subjetividades, novas formas de ver, de sentir, de interpretar e de projetar uma cultura polifónica. Neste contexto, também as manifestações artísticas, sustentadas pela pós-modernidade, têm provocado grandes mudanças no contexto cultural, abrindo um espaço de questionamento que pressupõe um conhecimento sempre renovado, quer concetual, quer formal, com repercussões na educação artística, implicando novas formas de ensino-aprendizagem. E, por essa razão, torna-se urgente (re)pensar a área da educação artística, tendo em consideração a sociedade em vivemos, perspetivando o futuro. Pensar a Educação Artística na Escola do futuro é pensar em novos desafios e em novas exigências, em valores e práticas que deverão ser equacionados, em mitos que terão se ser colocados em causa, para uma revitalização capaz de conceber, atuar e refletir, que ajude a escola a problematizar e a projetar o futuro através da mudança e da inovação.

Neste enquadramento, o presente número da Revista Saber & Educar reúne um leque de artigos que incidem em diversas temáticas relacionadas com A Educação Artística na Escola século XXI, destacando-se as políticas curriculares e uma nova organização educativa, o papel do aluno e do professor no processo de ensino-aprendizagem, bem como a relação entre a escola, a família e a comunidade. A dimensão didática dos espaços e dos objetos escolares, assim como as metodologias de ensino-aprendizagem que impactam nas práticas educativas, têm também um lugar de evidência em vários artigos.

Salienta-se, ainda, a abordagem do fenómeno artístico numa perspetiva sociocultural e da literacia artística na era pósdigital em que nos encontramos e que pressupõe uma transformação educativa.

Por último, numa perspetiva mais empírica, são apresentados projetos e experiências didáticas de inovação curricular formal e não formal e de intervenção comunitária.

Equacionados num panorama de mudança que exige a nossa atenção para o desenho de novas linhas de ação na área da Educação Artística estes artigos procuram abrir caminho a novas formas de pensar e atuar determinantes na construção de cidadãos que possam ser atores de corpo inteiro da invenção do futuro que é já hoje.

Organização deste número temático: 

Mónica Oliveira, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti

Sumário Editorial A Educação Artística na Escola do Século XXI José Luís Gonçalves Artigos 

A Educação Artística no Presente e no Futuro

Sandra Palhares

Arquitetura, Design e Futuro: dimensão didática de espaços e objetos escolares

Bartolomeu Paiva

Ensinar Cidadania com Arte! Olha Para O Que Eu Faço … Não Olhes Para O Que Eu Digo!

Anabela Moura, Gabriela Barbosa

A introdução de instrumentos populares em contexto educativo: a escola como agente de defesa da cultura local num mundo globalizado

Carlos Gonçalves, Natálina Cristovão, Paulo Esteireiro

Pode a cidade ser Escola? – Serviço Educativo ESE/Porto

Susana Lopes, Cláudia Melo

Experiencias de Arte Comunitario en la Escuela: Una Necesidad en la Educación del futuro

Aroa Mediero González

Cartografias Coletivas

Alexandra Baudouin

Estratégias de ensino para uma educação artística não tóxica

Marta Ornelas

“Expressão Dramática na sala de aula” - um caderno repleto de espaços vazios

Adriana Campos, Andreia Dias

Investigadores Convidados

Escola do futuro: perspetiva dos alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico

Mónica Oliveira

La era postdigital en la enseñanza de las artes visuales. Transformación educativa y propuestas para el debate

Rafael Marfil-Carmona

Publicado: 2024-10-18

Número completo