Vol. 24 (2018): A Educação Artística na Escola do Século XXI
O mundo vive atualmente um momento marcado por grandes transformações socioculturais e educativas. Encontra-se em movimento acelerado, como veículo de produção e transmissão de informações, conformando novas subjetividades, novas formas de ver, de sentir, de interpretar e de projetar uma cultura polifónica. Neste contexto, também as manifestações artísticas, sustentadas pela pós-modernidade, têm provocado grandes mudanças no contexto cultural, abrindo um espaço de questionamento que pressupõe um conhecimento sempre renovado, quer concetual, quer formal, com repercussões na educação artística, implicando novas formas de ensino-aprendizagem. E, por essa razão, torna-se urgente (re)pensar a área da educação artística, tendo em consideração a sociedade em vivemos, perspetivando o futuro. Pensar a Educação Artística na Escola do futuro é pensar em novos desafios e em novas exigências, em valores e práticas que deverão ser equacionados, em mitos que terão se ser colocados em causa, para uma revitalização capaz de conceber, atuar e refletir, que ajude a escola a problematizar e a projetar o futuro através da mudança e da inovação.
Neste enquadramento, o presente número da Revista Saber & Educar reúne um leque de artigos que incidem em diversas temáticas relacionadas com A Educação Artística na Escola século XXI, destacando-se as políticas curriculares e uma nova organização educativa, o papel do aluno e do professor no processo de ensino-aprendizagem, bem como a relação entre a escola, a família e a comunidade. A dimensão didática dos espaços e dos objetos escolares, assim como as metodologias de ensino-aprendizagem que impactam nas práticas educativas, têm também um lugar de evidência em vários artigos.
Salienta-se, ainda, a abordagem do fenómeno artístico numa perspetiva sociocultural e da literacia artística na era pósdigital em que nos encontramos e que pressupõe uma transformação educativa.
Por último, numa perspetiva mais empírica, são apresentados projetos e experiências didáticas de inovação curricular formal e não formal e de intervenção comunitária.
Equacionados num panorama de mudança que exige a nossa atenção para o desenho de novas linhas de ação na área da Educação Artística estes artigos procuram abrir caminho a novas formas de pensar e atuar determinantes na construção de cidadãos que possam ser atores de corpo inteiro da invenção do futuro que é já hoje.
Organização deste número temático:
Mónica Oliveira, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti
Sumário Editorial A Educação Artística na Escola do Século XXI José Luís Gonçalves PDF ArtigosA Educação Artística no Presente e no Futuro
Arts Education: present and future
Sandra Palhares PDF
Arquitetura, Design e Futuro: dimensão didática de espaços e objetos escolares Architecture, design and future - educational dimension of school premises and objectsBartolomeu Paiva PDF
Anabela Moura, Gabriela Barbosa PDF
Carlos Gonçalves, Natálina Cristovão, Paulo Esteireiro PDF
Susana Lopes, Cláudia Melo PDF
Aroa Mediero González PDF
Cartografias Coletivas
Collective Cartographies
Alexandra Baudouin PDF
Marta Ornelas PDF
Adriana Campos, Andreia Dias PDF
Mónica Oliveira PDF
Rafael Marfil-Carmona PDF