Circularidades e intervenção comunitária
abordagens práticas para o fortalecimento de redes de cuidado durante a pandemia da covid-19
DOI :
https://doi.org/10.25767/se.v32i2.33095Mots-clés :
Circularidades; Construcionismo Social; Educação social; Práticas Restaurativas; Redes de cuidadoRésumé
Este artigo tem como objetivo apresentar a importância das circularidades, dos processos circulares, para a efetivação e construção de redes de cuidados durante a pandemia da COVID-19, tendo como exemplo um território educativo localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, Brasil. Nos escritos, destacam-se um recorte de resultados de uma investigação de mestrado realizada por meio da técnica grupo focal que foi desenvolvida no contexto da pesquisa qualitativa e apreciativa das práticas utilizadas por dois educadores sociais de espaço não formal de educação, complementado pela narrativa de outras duas profissionais da educação formal e que utilizaram, durante a pandemia, o recurso do círculo como ferramenta de promoção de escuta, cuidado e estratégia de acolhimento e encaminhamento de necessidades. A partir das experiências relatadas, discutiu-se a partir da análise temática dos relatos, as intencionalidades, a aplicabilidade e a importância das redes de cuidado e de acolhimento no contexto da pandemia. Em considerações finais refletiu-se sobre a necessidade do fomento à participação para a efetivação da solidariedade nas comunidades.
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