Vol. 19 (2014): Educação e Trabalho Social

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Se é verdade que as sociedades contemporâneas já interiorizaram uma visão estratégica da educação como um conjunto estruturado de oportunidades de aprendizagem de cada sujeito quanto ao direito de realização da sua humanidade no interior de comunidades concretas, encarar a educação como praxis antropológica de alcance social pressupõe que o trabalho social seja concebido a partir do desenvolvimento humano, não obstante as incertezas sociais, as pressões das políticas públicas e a heterogeneidade de práticas de intervenção em que este mesmo trabalho social frequentemente se move.

O tema agregador do n.º 19 da Revista Saber & Educar pretende dar destaque à articulação que entretêm entre si “Educação” e “Trabalho Social” nos mais diversos campos disciplinares, científicos e formativos em que esta se pode traduzir, e que podem ir desde educação e formação de adultos à educação social, da pedagogia escolar à social, da intervenção socioeducativa ao desenvolvimento comunitário, entre outros.

Rejeitando, desde logo, as muitas dicotomias epistemológicas, conceptuais, metodológicas, e outras a que esta relação educação-trabalho social se encontra frequentemente amarrada, para alcançar o objetivo a que este número da revista se propõe, importará, por um lado, revisitar os conceitos de educação e de trabalho social e, por outro lado, descobrir nos múltiplos projetos de educação e de trabalho social significativas interseções teórico-práticas que permitirão descobrir e redesenhar novas configurações do humano no espaço comum habitado. Convidam-se os investigadores a apresentarem especialmente pesquisas em projetos e processos de intervenção dos quais se tenham obtido resultados empíricos significativos para o tema agregador.

Sumário Editorial Educação e Trabalho Social

José Luís Gonçalves 6-9

Artigos 

Violence prevention in schools: Resilience promotion in the framework of a European practice research project Katharina Rauh, Klaus Fröhlich-Gildhoff 10-23

Research circles: A method for the development of knowledge and the creation of change in practice Sara Högdin, Cecilia Kjellman 24-37

A Educação Não Formal na Prevenção dos Problemas Ligados ao Álcool Tatiana Nunes, Diogo Teixeira, Filipa Coelhoso 38-47   Educação e Trabalho Social: reivindicações, limitações e indefinições Ana Maria Vieira 48-61

Os contributos do teatro na educação de adolescentes Marta Graça, Manuela Gonçalves 62-73

A Educação para a Alimentação e as Práticas Alimentares de Jovens que Frequentam os 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico Sofia R. S. Fernandes, Raquel P. F. Guiné, Ana Paula Cardoso, José Luís Abrantes, Manuela Ferreira 74-85

Projeto Casa Amarela: uma experiência de educação inclusiva e trabalho social Mára Beatriz Pucci de Mattos 86-95   Entrevistar crianças/jovens: relato de uma experiência em contexto hospitalar Carla Hiolanda Ferreira Esteves 96-105

Crianças, Brincar, Culturas da Infância e Cultura Lúdica: uma análise dos estudos da infância Clara Medeiros Veiga Ramires Monteiro, Ana Cristina Coll Delgado 106-115

Territorialidades Educadoras na Construção de Velhices com Qualidade Marcia Regina Medeiros Veiga, António Manuel Rochette Cordeiro, Sónia Cristina Mairos Ferreira 116-127

Dificultades de los menores en protección ante la superación de etapas escolares y la emancipación Xosé Manuel Cid, Deibe Simo 128-137

Publié-e: 2024-10-21

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