O legado de Paulo Freire face à era de desinformação
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29516Palavras-chave:
Paulo Freire, Desinformação, Ensino críticoResumo
Este artigo procura percorrer por reflexões propostas nas obras do educador e filósofo Paulo Freire e relacioná-las com a problemática da desinformação. A desinformação e a pós-verdade, por sua vez, consistem em fenómenos complexos e nocivos, os quais culminam na deterioração de diálogos plurais, na distorção da realidade e, consequentemente, no aprisionamento de ideias baseadas em mentiras. É, por isso, que o legado da obra de Paulo Freire se afinca como uma luz a este cenário preocupante. O patrono da educação brasileira contribuiu fortemente com o pensamento de uma educação para a liberdade a qual prioriza um ensino crítico e emancipador. Partindo desses princípios, buscou-se com este trabalho utilizar as obras do educador para ressaltar a importância de um ensino crítico e emancipador no cenário da desinformação.
Entidades: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., bolsa de investigação UI/BD/151163/2021 do projeto 101676689 (TID); Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
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