Ser Cuidador por um Dia: Aprendizagem com Service-learning no Ensino de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v34i1.42147Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino clínico, Cuidadores informais, Service-learning, Inovação pedagógicaResumo
O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar os contributos da metodologia de service-learning na formação de estudantes de enfermagem, através da experiência vivida no projeto de extensão comunitária +Cuidador. O service-learning combina o serviço à comunidade com objetivos pedagógicos explícitos, promovendo a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de competências e a consciência cívica. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado com 36 estudantes finalistas de enfermagem que, no âmbito do projeto, substituíram cuidadores informais em contexto domiciliário e participaram em ações de formação e divulgação. A recolha de dados foi efetuada através de relatos reflexivos escritos, analisados segundo a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram progressos significativos no desenvolvimento de competências relacionais e comunicacionais, na empatia, na capacidade de adaptação a contextos complexos e na compreensão da realidade dos cuidadores informais. Os estudantes enfatizaram a relevância do envolvimento direto com a comunidade como elemento central de uma aprendizagem significativa. Conclui-se que o service-learning é uma metodologia pedagógica potente, que favorece a aprendizagem experiencial, o desenvolvimento profissional e a construção de uma identidade ética e humanizada. Recomenda-se a sua adoção sistemática nos currículos do ensino superior em saúde como prática educativa inovadora, com impacto formativo e social.
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