Educação Global, Cooperação para o Desenvolvimento e Educação em situação de Emergência: tendências, desafios e alternativas

2024-04-22

Perante um mundo com desafios globais comuns, como a pobreza, os conflitos e a violência generalizada, as migrações forçadas, a crise climática e os extremismos políticos, a educação assume, desde sempre, um lugar basilar na sociedade. Vivemos num mundo que necessita de cooperação. De acordo com a iniciativa da Nações Unidas “Educação não pode Esperar” (https://www.educationcannotwait.org/), 84 milhões de crianças e adolescentes estarão fora da Escola e a 300 milhões faltarão competências básicas de literacia e numeracia. O cumprimento da Agenda 2030 e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, consagrado à educação, estará seriamente comprometido se não forem tomadas medidas urgentes! Para todos, há a premência de compreender os problemas do mundo, as suas causas, consequências e múltiplas abordagens.

Este número temático da Saber & Educar assume-se como um instrumento de advocacia em prol da cooperação em educação e, com particular foco, em contextos de emergências e crises prolongadas. Como nos lembra Harber, 2014, Education and International Development – theory, practice and Issues, e apesar dos seus críticos, não é provável que a cooperação internacional seja abandonada no futuro próximo: o que está a mudar é o seu âmbito de aplicação, modalidades e prioridades, visto que os contextos políticos e económicos que a estão a moldar também estão em mudança. Esta edição da revista centra-se na interseção das três áreas de estudo que foram eleitas no quadro da Política de Cooperação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, a Cooperação na área da Educação e a Educação em Situação de Emergências - e de que forma estas se relacionam, integram e interagem em contextos formais e não formais, tendo em consideração os grandes desafios do direito à educação, em países do Sul Global e com especial relevência para contextos da Comunidade de Países de Língua Oficial Portugesa (CPLP).

Este número temático acolhe contribuições de académicos, educadores, atores e agentes de cooperação interessados em refletir e aprofundar a educação e cooperação enquanto justiça social. Serão considerados trabalhos em português, inglês, francês e espanhol, relativos aos seguintes tópicos:

¾ Relação entre educação, cooperação e desenvolvimento à luz da implementação da Agenda 2030;

¾ Práticas de cooperação em educação em contextos de desenvolvimento e de emergência, como seja a apresentação, análise e resultados de projetos e programas de cooperação e educação em situações de emergência;

¾ O campo da educação em situação de emergência e os desafios da preparação de respostas educativas em contextos de emergências e crises prolongadas, com especial relevância para populações deslocadas e refugiados;

¾ A análise do triplo nexus em projetos e programas de educação: Emergência, Desenvolvimento e consolidação da Paz (EDP);

¾ Coerência das políticas de cooperação para o desenvolvimento, com foco na educação e formação;

¾ Perspetivas de Educação Global e sua relevância para a advocacia em prol da agenda da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 4, Meta 4.7).

 

Data-limite de submissão:  2024

Submissão: Submissões | Saber e Educar (esepf.pt)

Informação para Autores: Saber e Educar (esepf.pt)

Contactos: revistasabereducar@esepf.pt

Organização: Júlio G. Santos e Ana Poças, Centro de Educação Global e Cooperação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal).