Um Olhar sobre Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29372Palavras-chave:
Paulo Freire; Educação bancária; educação problematizadora; relação dialógicaResumo
Paulo Freire é um referente incontornável no campo da educação nos deixou um legado de princípios e ensinamentos inspiradores de práticas educativas transformadoras e emancipatórias para educadores, crianças e jovens. Assim, o presente artigo apresenta uma reflexão, inspirada em duas obras Freirianas (Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido) que nos confrontam com um manancial de estratégias e princípios que perspetivam uma educação libertadora, um educador problematizador, de forma a permitir e “ajudar o aluno a tornar-se arquiteto da sua própria prática cognoscitiva” (Freire, 1997, p.140). Releva-se ainda a importância e a necessidade, tão premente como atual nas sociedades contemporâneas, de práticas e experiências educativas ancoradas da dialogicidade, que sejam promotoras do desenvolvimento do sentido crítico, da autonomia e capacitação de todos os atores sociais envolvidos.
Referências
Freire, Paulo. (1975). Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento.
Freire, Paulo. (1997). Pedagogia da autonomia. S. Paulo: Editora Paz e Terra.
Nóvoa, A. (1996). Eu pedagogo me confesso. Diálogos com Rui Grácio. Revista Inovação, 14, (12),1-23.
Yang L, & Gergen, K. (2012). Social Construction and its Development: Liping Yang Interviews Kenneth Gergen. Psychol Stud,(57(2),126-133.
UNESCO (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vista a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são da sua exclusiva responsabilidade.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A submissão de artigos a esta revista não contempla qualquer pagamento.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Legislação aplicável: Política de Proteção de Dados