O Humanismo em Manuel Antunes
Para um projeto de educação integral na construção do homem todo
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v34iEm%20progresso.39597Palavras-chave:
Homem. Humanismo. Pessoa. Educação Integral. Pedagogia.Resumo
Com este artigo pretendemos apresentar as linhas mestras do pensamento pedagógico de Manuel Antunes (1918-1985), assente num humanismo de síntese, veiculado pelo ideário de educação total, do homem todo e de todo o homem. Considerado um dos pensadores mais importantes da cultura portuguesa do século XX, um pedagogo democrático, preocupado, desde sempre, com tudo o que é humano e com a humanização da própria Terra, Manuel Antunes imprime, no seu pensamento, uma lógica interdisciplinar, transdisciplinar, dialogante, plural e aberta, de articulação de saberes, e de apelo à educação integral, humanista, enquanto meio de emancipação e libertação, que promova a dignidade da pessoa humana. Inspirados no seu pensamento pedagógico, de educação integral, numa relação estreita com a cultura, aliado a um humanismo assente na complementaridade, apresentamos um projeto de treino do pensamento crítico e criatividade, tendo em vista a promoção de competências socioemocionais, potencializadoras de uma cultura de paz e de tolerância.
Referências
Referências bibliográficas sobre o Projeto de treino do pensamento crítico e criatividade PENSAR E PERGUNTAR – a minha opinião conta!
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