Aprendizagem e Inclusão Digital no Ensino Superior Angolano
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v34iEm%20progresso.41840Palavras-chave:
Inclusão digital, Ensino Superior, Tecnologias DigitaisResumo
Este estudo teve como objetivo identificar de que forma os estudantes do ensino superior público em Angola utilizam as tecnologias digitais nas suas atividades de aprendizagem, considerando as limitações de acesso. A investigação, de natureza qualitativa e com base num estudo de caso único, envolveu estudantes do 2.º ano do curso de Ciências da Educação, na especialidade de Ensino da Matemática. Foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, nomeadamente: inquérito por questionário, observação participante, conversas informais e análise documental. Os resultados evidenciam que, embora a maioria dos estudantes possua pelo menos um dispositivo móvel, o seu uso em contexto de sala de aula é limitado, sendo mais frequente em tarefas orientadas para fora do espaço formal de ensino. A internet é acedida, sobretudo, através de dados móveis, devido à sua maior acessibilidade económica. Verificou-se, também, uma escassez de recursos tecnológicos nas instituições e a ausência de políticas claras sobre a sua integração pedagógica. O estudo destaca a resiliência e o trabalho colaborativo dos estudantes face às dificuldades, e reforça a importância de políticas públicas que promovam a inclusão e o uso significativo das tecnologias digitais no ensino superior.
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