Aprendizagem e Inclusão Digital no Ensino Superior Angolano

Autores

  • Cesário Barbante Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo https://orcid.org/0000-0003-2019-1572
  • Lia Raquel Oliveira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v34iEm%20progresso.41840

Palavras-chave:

Inclusão digital, Ensino Superior, Tecnologias Digitais

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar de que forma os estudantes do ensino superior público em Angola utilizam as tecnologias digitais nas suas atividades de aprendizagem, considerando as limitações de acesso. A investigação, de natureza qualitativa e com base num estudo de caso único, envolveu estudantes do 2.º ano do curso de Ciências da Educação, na especialidade de Ensino da Matemática. Foram utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, nomeadamente: inquérito por questionário, observação participante, conversas informais e análise documental. Os resultados evidenciam que, embora a maioria dos estudantes possua pelo menos um dispositivo móvel, o seu uso em contexto de sala de aula é limitado, sendo mais frequente em tarefas orientadas para fora do espaço formal de ensino. A internet é acedida, sobretudo, através de dados móveis, devido à sua maior acessibilidade económica. Verificou-se, também, uma escassez de recursos tecnológicos nas instituições e a ausência de políticas claras sobre a sua integração pedagógica. O estudo destaca a resiliência e o trabalho colaborativo dos estudantes face às dificuldades, e reforça a importância de políticas públicas que promovam a inclusão e o uso significativo das tecnologias digitais no ensino superior.

Referências

Almeida, M. (2008). Educação e tecnologias no Brasil e em Portugal em três momentos de sua história. Educ. Form. Tecnol, 23-36. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1646-933x2008000100004&script=sci_abstract&tlng=en

Banco Mundial (2011). Construindo o Futuro: Como é que o Ensino Superior Pode Contribuir Para a Agenda de Transformação Económica e Social de Cabo Verde [Building the Future: How Higher Education Can Contribute to Cape Verde’s Economic and Social Transformation Agenda]. Direção-Geral de Ensino Superior, Governo de Cabo Verde.

Barbante, C. (2018). A tecnologia educativa no ensino superior público na província do Huambo: Caracterização e perspetivas de futuro [Tese de doutoramento, Universidade do Minho]. Repositório da Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/55804

Barbante, C., Oliveira, L. R., & Tumbo, D. (2023). Os desafios da universalização da educação à distância no ensino superior. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, (26), 1-20. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2023.15894

Barbante, C., Oliveira, L. R., Teixeira, M., & Tchivangulula, A. W. (2020). Perspectivas de implementação da modalidade de ensino a distância no ensino superior, em Angola. PRATICA-Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de e-Learning, 3(1), 85-101. https://doi.org/10.34630/pel.v3i1.3759

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora.

Carrillo, C., & Flores, M. A. (2020). COVID-19 and teacher education: A literature review of online teaching and learning practices. European Journal of Teacher Education, 43(4), 466–487. https://doi.org/10.1080/02619768.2020.1821184

Chen, V., Sandford, A., LaGrone, M., Charbonneau, K., Kong, J., & Ragavaloo, S. (2022). An exploration of instructors’ and students’ perspectives on remote delivery of courses during the Covid-19 pandemic. British Journal of Educational Technology, 53(3), 512–533. https://doi.org/10.1111/bjet.13205

Conselho Nacional de Educação (CNE). (2021). Efeitos da pandemia COVID-19 na educação: Desigualdades e medidas de equidade. https://www.cnedu.pt/content/noticias/estudos/Estudo_AssembleiaRepublica-Efeitos_da_pandemia_COVID-19.pdf

Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Leya.

Cyrulnik, B. & Latour, B. (2021). Bruno Latour et Boris Cyrulnik: les leçons du confinement. La Grande Librairie. https://www.youtube.com/watch?v=ELJk5DA0h-c

Decreto Presidencial n.º 178/21, de 14 de julho.(2021). Aprova a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Diário da República – I Série, n.º 137. Governo de Angola.

Decreto Presidencial n.º 59/20, de 3 de março.(2020). Regulamenta o regime jurídico do ensino a distância no ensino superior em Angola. Diário da República – I Série, n.º 37. Governo de Angola. Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (2021). FUNDECIT Estatuto Orgânico. https://fundecit.ao/legislacao.aspx?id=5&menu=Legislacao

Gómes, J., Jorge, M. A., & Pinto, J. (1996). Metodologia do trabalho científico. Porto Editora.

Governo de Angola. (2019). Livro branco da TIC 2019-2022. http://cdn.sepe.gov.ao/sepe/documentos/LBTIC19-22.pdf

Governo de Angola. (2022). Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027. https://www.mep.gov.ao/assets/indicadores/angola2050/20231030(3)_layout_Final_Angola_PDN%202023-2027-1.pdf

Kennisnet Foudation. (2015). Four in balance monitor 2015: use and benefits of ICT in education. Kennisnet.

Lima, M. & Araújo, J. (2021). A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, 21 (23). https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação [MESCTI]. (2019). Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação 2019–2022. República de Angola.

Ofosu-Asare, Y. (2024). Developing classroom ICT teaching techniques, principles and practice for teachers in rural Ghana without access to computers or internet: a framework based on literature review. The International Journal of Information and Learning Technology. 41(3), 262–279. https://doi.org/10.1108/ijilt-04-2023-0045.

Organização para Cooperação Desenvolvimento Econômico (OCDE). (2020b). Strength through Diversity: Education for Inclusive Societies - Design and Implementation Plan.

EDU/EDPC. (2019).11/REV2. Directorate for Education and Skills Education Policy Committee. https://www.oecd.org/education/strength-through-diversity/Design-and-Implementation-Plan.pdf

Silva, B., Araújo, A. M., Vendramini, C. M., Martins, R. X., Piovezan, N. M.,Prates, E., Dias, A. S., Almeida, L. S., Rodrigues, M. C. & Joly, A. (2014).Aplicação e uso de Tecnologias digitais pelos professores do ensino superior no Brasil e Portugal. Educação, Formação & Tecnologias, 7 (1), 3-18. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1646-933x2014000100002&script=sci_abstract&tlng=en

Stake, R. E. (2007). A arte da investigação com estudos de caso, Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian.

Sun, M., Liu, J., & Lu, J. (2023). Digital Literacy in Africa: Exploring its Relationship with Infrastructure, Policy, and Social Inequality. African Journalism Studies, 44(3), 204–225. https://doi.org/10.1080/23743670.2024.2329705

Tumbo, D. & Silva, B. (2017). Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 13, 332-337. https://hdl.handle.net/1822/52337

UNESCO (2005). For training and retraining of educational personnel in the field of ICT application in Education. http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php

UNESCO (2016). Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Representação da UNESCO no Brasil. UNESCO, 2016a. https://goo.gl/8LZA27

Vaz, L. (2022). Uso de Telemóvel em Meio Escolar-A Opinião dos Pais [Dissertação de Mestrado publicada]. Universidade de Coimbra https://hdl.handle.net/10316/102255

Washburn, D. (2021). Korean EFL Learner preference for text-based digital composing during emergency remote learning. English Teaching, 76 (2), 131–152. http://journal.kate.or.kr/

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

Barbante, C. ., & Oliveira, L. R. (2025). Aprendizagem e Inclusão Digital no Ensino Superior Angolano. Saber E Educar, 34(Em progresso). https://doi.org/10.25767/se.v34iEm progresso.41840

Edição

Secção

Artigos