Infância: Paz, Sustentabilidade e Inclusão
Call Caderno temático
Infância: Paz, sustentabilidade e inclusão
Data-limite de submissão: 30 Julho 2023
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Infância: Paz, sustentabilidade e inclusão
Data-limite de submissão: 30 Julho 2023
Ler Mais Ler mais sobre Infância: Paz, Sustentabilidade e InclusãoCaderno temático: (Em Progresso)
Infância: Paz, Sustentabilidade e InclusãoAs discussões sobre o desenvolvimento sustentável, suscitado pelos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, assumem que as demandas do futuro ambiental do planeta estão associadas, também, à necessidade em superar as questões sociais que atingem as populações mundiais, como a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a promoção dos Direitos Humanos. Neste âmbito, as políticas públicas para a comunidade educativa assumem-se como importantes eixos norteadores para articular as ações educativas em prol de um mundo mais sustentável, seja nos contextos regionais, nacionais ou internacionais.
No sentido de promover partilhas, aprendizagens e (trans)formações multitemáticas sobre a Educação de Infância, interligados com os objetivos para o desenvolvimento sustentável, considerou-se a criação do número temático intitulado Infância: Paz, Sustentabilidade e Inclusão, com o intuito de aprofundar discussões, partilhar ações, investigar cientificamente resultados ou intuições e divulgar o conhecimento científico acerca do tema.
Os quatro eixos estruturantes :
1. Educadores/as de Infância: desenvolvimento profissional e conhecimento da profissão;
2. Educação de Infância: entrelaçamentos com diferentes áreas do saber;
3. Qualidade em Educação de Infância: organizações, atores, espaços, tempos, contextos e interações;
4. Educação de Infância: desenvolvimento humano, consciência cívica e bem-estar.
Este caderno temático enriquece a partilha de experiências e de perspetivas multidirecionais sobre a Infância: Paz, Sustentabilidade e Inclusão.
Editores temáticos
Paula Pequito – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Ana Luísa Ferreira – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Ana Pinheiro – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti| CIPAF | INED | OFEI
Daniela Gonçalves – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Daniella Assemany – Universidade Federal do Rio de Janeiro | Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa
Elvira Sanchez – Asociación Mundial de Educadores Infantiles (AMEI-WAECE)
Maria Jesús Víton – Universidade Autónoma de Madrid | Grupo de investigação SIeP | Instituto Universitario de Estudios de la mujer (UAM) | ASODIPSE- Asociación para el desarrollo Integral de las Personas con capacidades especiales | Comisión de Derechos Humanos Hispano-Guatemalteca CDHHG
A submissão de trabalhos encontra-se aberta em permanência.
A revista Saber & Educar é um periódico, online de acesso aberto a artigos originais e revistos por pares, na área das Ciências de Educação.A revista aceita a submissão em tempo contínuo sobre investigação empiricamente sustentada ou textos de reflexão teórica inovadora que contribuam para o avanço do conhecimento em temáticas relacionadas com a área da Educação. Para além dos manuscritos submetidos individualmente, a SE lança call semestral para Caderno Temático.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
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