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Numéro courant
S&E 33(2024)
Caderno Temático Ensinar e aprender História no século XXI – desafios e potencialidades
Indo ao encontro daquilo que autores clássicos da epistemologia da História como Michel de Certeau ou Henry Marrou mostraram, a abordagem da História no Ensino Básico e Secundário, pela sua dimensão humanista por excelência, pode e deve ser perspetivada como uma oportunidade para os alunos sentirem e viverem a experiência do Outro. A importância de aprender História não se
fica, contudo, por aqui. Benedetto Croce escreveu que “toda a historiografia é história contemporânea”, esclarecendo Fernando Catroga que isso ocorre “não pelo facto de a História ter como objecto o ‘tempo presente’, mas devido à circunstância de ser o ‘presente’ o foco das retrospetivas, incluindo aquele que ainda não há muito era só futuro” (Catroga, O valor epistemológico da História da História, 2010, p. 39).
Estes pressupostos epistemológicos ajudaram a sustentar a ideia de que estas perspetivas não podem, nem devem, ser esquecidas e/ou dissociadas quando se procede à transposição didática do
saber histórico na sala de aula. Sublinha-se, assim, a importância da História como um instrumento fundamental na construção do futuro dos jovens, conscientes de que qualquer intervenção simplista e intuitiva, feita à margem da reflexão epistemológica, mais do que promover a compreensão histórica e a compreensão da Alteridade, podem redundar em abordagens que transportam consigo imponderabilidades e eventualmente podem provocar generalizações caricaturais.
O ensino e a aprendizagem da História contribuem para a formação de uma cidadania ativa e responsável, permitindo que, através de estratégias pedagógicas pensadas, planificadas e não casuísticas, o aluno possa compreender o mundo em que vive e descentrar-se do seu ponto de vista para analisar criticamente as diferentes visões do problema, ajudando-o com isso a ultrapassar juízos de critérios unidirecionais.
Organização do Caderno Temático
Isilda Monteiro, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
(Portugal).
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