Vol. 26 (2019): Projetos educacionais de autoria/autonomia e abordagens flexíveis do currículo

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Modos de aprender e de ensinar flexíveis

(Trans)Formação educativa e gestão (flexível) do currículo

O pensamento educacional contemporâneo está umbilicalmente ligado às opções políticas nacionais e internacionais.  Em Education Policy Outlook 2015 - Making Reforms Happen (OCDE) é referido que, “para melhorar a qualidade do ensino ministrado nas escolas, as políticas devem centrar-se na mudança das práticas na sala de aula, no equilíbrio entre pressão e apoio externos, bem como na definição e prossecução dos objetivos de longo prazo.” Na sequência da publicação The Future of Education and Skills, do projeto Education 2030, foram vários os países europeus que intensificaram as reformas no ensino através de orientações curriculares que promovem a inovação pedagógica e a mudança educacional, a partir de  uma conceção de currículo flexível, aberto e enriquecido que garanta simultaneamente um alicerce comum para todos os alunos e uma parte complementar e diferenciadora que vá ao encontro de motivações, preferências e facilidades. Em Portugal, por exemplo, a recente legislação e a respetiva filosofia educacional que a precede – inclusão, autonomia e flexibilidade curricular – pretende promover uma mudança paradigmática nas escolas potenciando propostas mais ajustadas à forma como os alunos aprendem e, com isso, favorecer uma educação mais holística a gerar maior equidade social.                                                         

Importa, neste momento, identificar contributos emergentes dos caminhos que têm vindo a ser trilhados por alunos, professores e instituições escolares: que projetos se encontram a ser implementados e quais são os pressupostos que parecem assegurar essa implementação? De que forma(s) e com que impacto(s) as instituições de ensino (re)organizam os tempos de trabalho dos seus alunos e professores conciliando disponibilidades e responsabilidades? Que critérios estão a ser aplicados no agrupamento de alunos? Quais as principais (re)configurações em termos de avaliação das aprendizagens? Que (novas) oportunidades de aprendizagem e colaboração estão a emergir destes trajetos? Que constrangimentos parecem derivar da adoção de novos modos de ensinar e aprender e que perceções transparecem dos diferentes agentes das comunidades educativas?

Editorial

(Trans)formação Educativa e Gestão (Flexível) do Currículo
(Trans)formation and (Flexible) Curriculum Management

José Luís Gonçalves; Daniela Gonçalves PDF Artigos S&E

Ensino da língua materna e flexibilidade curricular: uma proposta para a educação pré-escolar
Teaching the mother tongue and curricular flexibility: a proposition for early childhood education

Cristina Manuela Sá PDF

Construindo significados: diálogos com professores do ensino básico acerca da avaliação escolar
Building meanings: dialogues with elementary school teachers about school assessment

Diego Firmino Chacon, Dinara Soares Chacon Sales, Francisco Firmino Sales Neto PDF

Revisitando a definição operacional de currículo na linha da flexibilidade curricular: uma análise à atual conceção complexa de currículo no quadro das agências professor, aluno e competência

Henrique Pereira Ramalho PDF

As Possibilidades de um Perfil de Aluno/a enquanto Cidadão/ã Criativo/a The Possibilities of a Student Profile as a Creative Citizen

Inês Sousa, Elisabete Ferreira PDF

Estratégias Promotoras do Pensamento Crítico:Faz parte das Práticas didático-pedagógicas?
Strategies Promoting Critical Thinking: Is It Part of Didactic-Pedagogical Practices?

Rosana Muniz de Medeiros, Rui Marques Vieira, Francislê Neri de Sousa PDF

Investigadores Convidados

El nuevo modelo de gobernanza en la educación superior de Portugal, un espejo para España
The New Model of Higher Education Governance in Portugal: A Mirror for Spain

María Jesús Mairata, Juan Félix Cigalat, Juan José Montaño PDF

Agrupamento de escolas de alcanena: da flexibilidade curricular ao plano de inovação
Alcanena school cluster: from curricular flexibility to innovation plan

Ana Cohen PDF

Publicado: 2024-10-18

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