Vol. 21 (2016): Estudos da Criança Caderno Colóquio sobre os 150 Anos de presença das Irmãs Doroteias em Portugal
O campo multidisciplinar dos Estudos da Criança desenvolveu-se muito significativamente a partir do início deste século. Ao colocar definitivamente na agenda da investigação com crianças temas como a da capacidade das crianças, enquanto sujeitos, para a produção cultural e da infância como categoria social constituída através de processos históricos em mudança acelerada, os Estudos da Criança têm vindo a permitir renovar o conhecimento, mas também as práticas sociais na intervenção e na educação junto dos mundos de vida social e cultural da infância.
Do lado da renovação dos modos de construção do conhecimento, o aspeto mais relevante do contributo dos Estudos da Criança reside, precisamente, na conjunção multidisciplinar – e, em alguns casos mais sucedidos, interdisciplinar – de áreas de saber que, ocupando-se tradicionalmente das crianças e do período da infância, produziram as suas teorias, constructos e mesmo metodologias de forma distinta, promovendo como objeto conceções parciais e fragmentárias da criança: o corpo da criança e as suas dimensões biológicas, a mente da criança e seu desenvolvimento psicológico, a aprendizagem da criança e a sua condição de aluna, a criança reprodutora da cultura e das relações sociais dominantes, etc. A abordagem multidisciplinar da criança não constitui um simples efeito de abordagem sistémica, mas é desafiadora dos saberes tradicionalmente constituídos, estabelecendo novas relações, por exemplo entre corpo e mente, sociedade e cultura, singularidade e diferença, subjetivação e socialização. Essa abordagem é, portanto, produtora de novas agendas, problemáticas, áreas de conhecimento e perspetivas sobre as crianças, as suas vidas e os contextos de ação e de educação.
EDITORIAL Estudos da Criança e Educação de Infância José Luís Gonçalves INVESTIGADORES CONVIDADOSPromoting narratives of children's daily life in educational interactions Claudio Baraldi 10-29
Institucionalização da infância: a guerra dos botões brincada por meio de regras institucionalizantes Valéria Aroeira Garcia, Juliana Pedreschi Rodrigues, Janaina Carrasco Castilho 30-39
ARTIGOSAprender a escutar crianças: um dispositivo de formação Maria Inez da Silva de Souza Carvalho, Mônica Sâmia 40-49
A gestão do tempo nos tempos educativos do 1º ciclo do ensino básico António José Pescada dos Santos 50-65
A atenção à experiência interna da criança e estilo do adulto - contributo das escalas de empenhamento para a melhoria das práticas pedagógicas em educação de infância Gabriela Portugal, Helena Luís 66-75
A educação em mudança no século XXI: Ecos de Ciências na Educação Contemporânea para a 1ª Infância Cristina Cruz Mateus, Dulce Noronha Sousa 76-85
As crianças negras vistas pela sociologia da infância no brasil: uma revisão de literatura Míghian Danae Ferreira Nunes, Lajara Janaina Lopes Corrêa 86-97
"Quem educa as crianças?" Processos educativos intrageracionais num bairro periférico de Maputo Elena Colonna 98-107
A participação dos bebês e das crianças bem pequenas e a prática da docência no contexto da educação infantil Altino José Martins Filho, Ana Cristina Coll Delgado 108-117
Brincar com a geometria na educação pré-escolar Filipa Balinha, Ema Mamede 118-129
CADERNO
“Educar bem é transformar o mundo…” Colóquio sobre os 150 Anos de presença das Irmãs Doroteias em Portugal
José Luís Gonçalves, Manuela Mendonça 130-131
Educar é transformar o mundo Irmã Maria da Conceição Oliveira 132-135
Paula Frassinetti: Uma Mulher No Seu Tempo. Uma Jovem Entre Jovens. Intuição e Resposta. Irmã Maria do Socorro Lopes Souza 136-137
A Península Itálica no século XIX Maria Manuela Tavares Ribeiro
Educação e Assistência em Portugal: ritmos e evolução 138-147 Maria de Fátima Reis 148-155
Doroteias: uma resposta? (1866-1910) Irmã Diana Barbosa 156-167
A congregação das Irmãs Doroteias em tempo de mudança: tradição e modernidade Sérgio Campos Matos 168-177Diáspora e Regresso. As Doroteias no mundo português Manuela Mendonça 178-189
Constantes no processo histórico das Doroteias… vertentes atuais do trabalho, linhas que não quebram! Irmã Maria Lúcia Ferreira Soares 190-197
Contemporaneidade e Missão José Luís Gonçalves 198-209