Vol. 20 (2015): Perspetivas didáticas e metodológicas no Ensino Básico
A reflexão e o conhecimento científico fundamentados em contextos de aprendizagem/ensino e produzidos no âmbito das didáticas disciplinares específicas – incidindo sobre a natureza do saber próprio destas disciplinas, sobre os seus objetivos, métodos e conteúdos, bem como sobre dinâmicas dos seus processos de aprendizagem/ensino ou sobre a sua avaliação, por exemplo –, representam um papel central na (re)construção profissional do docente da Educação Básica, com reflexos evidentes nas aprendizagens dos alunos e, por consequência, na melhoria da qualidade da Escola. Privilegiando uma sólida relação teoria/prática e sustentado em critérios de rigor científico e metodológico que permitem distinguir, tão objetivamente quanto possível, práticas eficazes de outras menos conseguidas, o corpus de conhecimento disponibilizado pelas didáticas específicas apresenta-se como um domínio de conhecimento profissional imprescindível à praxis de um professor crítico, inovador e criativo.
Sumário EditorialPerspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico José Luís Gonçalves PDF 6-9
Investigadores ConvidadosLa formación inicial del profesorado español de Educación Primaria en educación lingüística José Manuel Vez 10-23
EFFE-On – Corpus Online de Escrita e Fala Isabel Alves, Patrícia Costa, Maria do Carmo Lourenço-Gomes, Celeste Rodrigues 24-33
Práticas didático-pedagógicas de ciências: Estratégias de ensino / aprendizagem promotoras do pensamento crítico Rui Marques Vieira, Celina Tenreiro-Vieira 34-41
Investigações matemáticas: aprender matemática com compreensão Manuel Vara Pires 42-51
Jogo e arte contemporânea: estratégias didáticas lúdicas para educação artística Cristina Varela, Begoña Paz García 52-61
Cidadania ativa, arte contemporânea e educação intercultural: um estudo de caso na formação de professores Anabela Moura, Teresa Gonçalves 62-71
Precocidade intelectual na fase pré-escolar: Identificando Sinais de Talento Acadêmico na Educação Infantil Zenita C. Guenther, André de Aguiar Braga, Josiane Carvalho 72-83
ArtigosLiteracia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico Cristina Manuela Sá 84-95
A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar: um estudo localizado Maria Helena Martins da Cruz Horta 96-107
Arte d’escrita: aprendizagem da escrita em contexto multilingue Ágata Pereira, Carolina Gonçalves 108-117
Ensino da ortografia e pontuação e sua avaliação
Cristina Manuela Sá 118-125
Let’s talk, shall we? – a oralidade no ensino do inglês em Portugal Cláudia Susana Martins, Maria Nazaré Cardoso 138-159
Explorando padrões no 6.º ano do ensino básico Ema Mamede, Joana Silva 160-173
Análise Ontossemiótica de processos de instrução matemática - um exemplo no Ensino Básico Isabel Cláudia Nogueira, Teresa Fernández Blanco, Dolores Rodríguez Vivero 174-187
Desenvolvendo competências investigativas em Estudo do Meio no 1.º CEB: abordagens a partir da didática da História e da Geografia Alfredo Gomes Dias, Maria João Hortas 188-201
As potencialidades da implementação de atividades práticas de caráter investigativo e interdisciplinar em ciências no 1.º ciclo Marisa Correia, Diana Dias 202-213
Educar para a cidadania ativa, o papel da integração curricular Josélia Ribeiro Fonseca 214-223
O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico Cândida Pereira, Ana Paula Cardoso, João Rocha 224-233
Formação inicial de docentes – componente base da formação docente Alcina Maria da Silva Mota Figueiroa 234-243
Supervisão pedagógica em contexto de formação inicial de professores do 1º CEB: uma análise focada nos relatórios de estágio Pedro Ferreira, Preciosa Fernandes 244-253
Sinuosidades da formação pedagógica e didática dos professores: entre a cultura da performatividade de feição técnico implementalista e o desafio da formação investigativo reflexiva Henrique Pereira Ramalho 254-263
O Latim como facilitador de aprendizagens transversais no Ensino Básico: uma proposta concreta de aproximação nas aulas de Português do 1º Ciclo Ana Ferreira 126-137