Dos Condicionamentos Administrativos aos Constrangimentos Pedagógicos no Ensino Superior
Palabras clave:
Bolonha, formação, cultura, cidadania, profissãoResumen
Bolonha trouxe a uniformização dos principais parâmetros dos ciclos de estudo no ensino superior europeu, designadamente no que se refere à sua duração e caráter profissionalizante. No caso português, tal significou o encurtamento dos períodos de formação e a adoção de um alegado maior pragmatismo curricular.
Volvido um tempo de aplicação suficientemente longo de aplicação do paradigma de Bolonha, importa fazer o seu questionamento crítico, recorrendo-se para este efeito à mobilização e aplicação de critérios hermenêuticos, epistemológicos e antropológicos que possam validamente questionar a própria legitimidade e validade pedagógicas das reformas introduzidas.
Citas
Atlan, H. (1991). L’intuition du complexe et ses théorisations. In F. Fogelman-Soulié (Org.), Les théories de la complexité, autour de l’oeuvre d’Henri Atlan (pp. 35-45). Seuil.
Benítez, L. (2009). Atividades e recursos para educar em valores. PCC.
Callari Galli, M., Cambi, F., & Ceruti, M. (2003). Formare alla complessità: Prospettive dell'educazione nelle società globali. Carocci.
Deleuze, G. (2010). L’empirisme transcendantal. PUF.
Gadamer, H.- G. (1999). Verdade e método. Vozes.
Rorty, R. (1988). A Filosofia e o espelho da natureza. Dom Quixote.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Adalberto Dias de Carvalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vista a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são da sua exclusiva responsabilidade.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A submissão de artigos a esta revista não contempla qualquer pagamento.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Legislação aplicável: Política de Proteção de Dados