Dos Condicionamentos Administrativos aos Constrangimentos Pedagógicos no Ensino Superior

Autores/as

  • Adalberto Dias de Carvalho ISCET-Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo

Palabras clave:

Bolonha, formação, cultura, cidadania, profissão

Resumen

Bolonha trouxe a uniformização dos principais parâmetros dos ciclos de estudo no ensino superior europeu, designadamente no que se refere à sua duração e caráter profissionalizante. No caso português, tal significou o encurtamento dos períodos de formação e a adoção de um alegado maior pragmatismo curricular.

Volvido um tempo de aplicação suficientemente longo de aplicação do paradigma de Bolonha, importa fazer o seu questionamento crítico, recorrendo-se para este efeito à mobilização e aplicação de critérios hermenêuticos, epistemológicos e antropológicos que possam validamente questionar a própria legitimidade e validade pedagógicas das reformas introduzidas.

Citas

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Publicado

2025-07-25

Cómo citar

Dias de Carvalho, A. (2025). Dos Condicionamentos Administrativos aos Constrangimentos Pedagógicos no Ensino Superior. Saber E Educar, 34(Em progresso). Recuperado a partir de https://revista.esepf.pt/article/view/42051

Número

Sección

Investigadores Convidados