Vol. 20 (2015): Perspetivas didáticas e metodológicas no Ensino Básico

					Ver Vol. 20 (2015): Perspetivas didáticas e metodológicas no Ensino Básico

A reflexão e o conhecimento científico fundamentados em contextos de aprendizagem/ensino e produzidos no âmbito das didáticas disciplinares específicas – incidindo sobre a natureza do saber próprio destas disciplinas, sobre os seus objetivos, métodos e conteúdos, bem como sobre dinâmicas dos seus processos de aprendizagem/ensino ou sobre a sua avaliação, por exemplo –, representam um papel central na (re)construção profissional do docente da Educação Básica, com reflexos evidentes nas aprendizagens dos alunos e, por consequência, na melhoria da qualidade da Escola. Privilegiando uma sólida relação teoria/prática e sustentado em critérios de rigor científico e metodológico que permitem distinguir, tão objetivamente quanto possível, práticas eficazes de outras menos conseguidas, o corpus de conhecimento disponibilizado pelas didáticas específicas apresenta-se como um domínio de conhecimento profissional imprescindível à praxis de um professor crítico, inovador e criativo.

Sumário Editorial Perspetivas Didáticas e Metodológicas no Ensino Básico José Luís Gonçalves 6-9 Investigadores Convidados

La formación inicial del profesorado español de Educación Primaria en educación lingüística José Manuel Vez 10-23

EFFE-On – Corpus Online de Escrita e Fala Isabel Alves, Patrícia Costa, Maria do Carmo Lourenço-Gomes, Celeste Rodrigues 24-33

Práticas didático-pedagógicas de ciências: Estratégias de ensino / aprendizagem promotoras do pensamento crítico Rui Marques Vieira, Celina Tenreiro-Vieira 34-41

Investigações matemáticas: aprender matemática com compreensão Manuel Vara Pires 42-51

Jogo e arte contemporânea: estratégias didáticas lúdicas para educação artística Cristina Varela, Begoña Paz García 52-61

Cidadania ativa, arte contemporânea e educação intercultural: um estudo de caso na formação de professores Anabela Moura, Teresa Gonçalves 62-71

Precocidade intelectual na fase pré-escolar: Identificando Sinais de Talento Acadêmico na Educação Infantil Zenita C. Guenther, André de Aguiar Braga, Josiane Carvalho 72-83

Artigos

Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico Cristina Manuela Sá 84-95

A abordagem à linguagem escrita na etapa final da educação pré-escolar: um estudo localizado Maria Helena Martins da Cruz Horta 96-107

Arte d’escrita: aprendizagem da escrita em contexto multilingue Ágata Pereira, Carolina Gonçalves 108-117

Ensino da ortografia e pontuação e sua avaliação Cristina Manuela Sá 118-125

Let’s talk, shall we? – a oralidade no ensino do inglês em Portugal Cláudia Susana Martins, Maria Nazaré Cardoso 138-159

Explorando padrões no 6.º ano do ensino básico Ema Mamede, Joana Silva 160-173

Análise Ontossemiótica de processos de instrução matemática - um exemplo no Ensino Básico Isabel Cláudia Nogueira, Teresa Fernández Blanco, Dolores Rodríguez Vivero 174-187

Desenvolvendo competências investigativas em Estudo do Meio no 1.º CEB: abordagens a partir da didática da História e da Geografia Alfredo Gomes Dias, Maria João Hortas 188-201

As potencialidades da implementação de atividades práticas de caráter investigativo e interdisciplinar em ciências no 1.º ciclo Marisa Correia, Diana Dias 202-213

Educar para a cidadania ativa, o papel da integração curricular Josélia Ribeiro Fonseca 214-223

O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º ciclo do ensino básico Cândida Pereira, Ana Paula Cardoso, João Rocha 224-233

Formação inicial de docentes – componente base da formação docente Alcina Maria da Silva Mota Figueiroa 234-243

Supervisão pedagógica em contexto de formação inicial de professores do 1º CEB: uma análise focada nos relatórios de estágio Pedro Ferreira, Preciosa Fernandes 244-253

Sinuosidades da formação pedagógica e didática dos professores: entre a cultura da performatividade de feição técnico implementalista e o desafio da formação investigativo reflexiva Henrique Pereira Ramalho 254-263

O Latim como facilitador de aprendizagens transversais no Ensino Básico: uma proposta concreta de aproximação nas aulas de Português do 1º Ciclo Ana Ferreira 126-137

Publicado: 2024-10-21

Número completo