Formação de professores, educação inclusiva e desenvolvimento

contributos para a construção de um quadro crítico-analítico e compreensivo

Auteurs-es

  • Henrique Ramalho

DOI :

https://doi.org/10.25767/se.v33iGeral.35161

Mots-clés :

políticas educativas, formação de professores, educação inclusiva, desenvolvimento

Résumé

O principal objetivo deste ensaio é compreender as interseções e (des)conexões ocorridas entre as políticas educativas, com especial enfoque nas políticas de formação de professores, com os pressupostos da agenda da educação inclusiva. Procura-se, ainda, problematizar os sentidos da efetivação dessa agenda com a respetiva ligação ao conceito de desenvolvimento, dirimindo uma compreensão articulada da trilogia formação docente-educação inclusiva-desenvolvimento. Adotamos a hermenêutica como possibilidade metodológica. Em termos de ilação geral, observa-se uma clara tendência para o recentramento da formação docente em referenciais formativos mecanicistas e instrumentais que, ainda que assentes em esforços de desenvolvimento da sociedade para a inclusão, recorrem a estratégias de capacitação, de qualificação, de atualização e de desenvolvimento profissional funcional ao mando administrativo central, em linha com uma ideia de inclusão conectada a uma conceção neoconservadora de desenvolvimento.

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Publié-e

2024-08-06

Comment citer

Ramalho, H. (2024). Formação de professores, educação inclusiva e desenvolvimento: contributos para a construção de um quadro crítico-analítico e compreensivo. Saber E Educar, 33. https://doi.org/10.25767/se.v33iGeral.35161

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