Um Olhar sobre Paulo Freire

Autores

  • Ivone Neves Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29372

Palavras-chave:

Paulo Freire; Educação bancária; educação problematizadora; relação dialógica

Resumo

Paulo Freire é um referente incontornável no campo da educação nos deixou um legado de princípios e ensinamentos inspiradores de práticas educativas transformadoras e emancipatórias para educadores, crianças e jovens. Assim, o presente artigo apresenta uma reflexão, inspirada em duas obras Freirianas (Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido) que nos confrontam com um manancial de estratégias e princípios que perspetivam uma educação libertadora, um educador problematizador, de forma a permitir e “ajudar o aluno a tornar-se arquiteto da sua própria prática cognoscitiva” (Freire, 1997, p.140). Releva-se ainda a importância e a necessidade, tão premente como atual nas sociedades contemporâneas, de práticas e experiências educativas ancoradas da dialogicidade, que sejam promotoras do desenvolvimento do sentido crítico, da autonomia e capacitação de todos os atores sociais envolvidos.

Biografia Autor

Ivone Neves, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Professora adjunta da ESEPF e Investigadora do CIIPAF e CeiED

Referências

Freire, Paulo. (1975). Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento.

Freire, Paulo. (1997). Pedagogia da autonomia. S. Paulo: Editora Paz e Terra.

Nóvoa, A. (1996). Eu pedagogo me confesso. Diálogos com Rui Grácio. Revista Inovação, 14, (12),1-23.

Yang L, & Gergen, K. (2012). Social Construction and its Development: Liping Yang Interviews Kenneth Gergen. Psychol Stud,(57(2),126-133.

UNESCO (2022). Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Neves, I. (2022). Um Olhar sobre Paulo Freire. Saber E Educar, 31(2). https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29372

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)