A Metodologia de Projeto no Ensino-Aprendizagem

A Perspetiva dos Estudantes de Enfermagem

Autores

  • Armando Sousa Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny; Investigador Integrado no Centro de Investigação, Inovação e Desenvolvimento em Enfermagem de Lisboa (CIDNUR) https://orcid.org/0000-0002-6393-5896
  • Noélia Pimenta Gomes Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny; Investigador Integrado do Research and Innovation Center for Health (RICH) https://orcid.org/0000-0003-0878-9731
  • Cristina Bárbara Pestana Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny
  • Maria Eugénia Pestana Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny
  • Maria Olívia Barcelos Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v34i1%20(Em%20Progresso).42159

Palavras-chave:

Projetos, Ensino, Metodologia como assunto, estudantes de enfermagem, perspectiva, ensino de enfermagem

Resumo

O estudo tem como objetivos: identificar a perspetiva dos estudantes sobre a utilização da metodologia de projeto no ensino aprendizagem e destacar os pontos fortes e áreas que necessitam de melhoria. Metodologia: É um estudo quantitativo, descritivo e analítico, com utilização de um questionário desenvolvido com auxílio da Inteligência Artificial (IA) e validado pelos professores. A participação foi voluntária, garantindo a confidencialidade dos dados, que foram analisados com recurso ao software Microsoft Excel e SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Resultados: Participaram 64 estudantes, a maioria do Curso de Licenciatura em Enfermagem, seguindo-se o Curso de Pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde. As dimensões “articulação pedagógica”, “colaboração e autonomia do discente” e “eficácia pedagógica” obtiveram concordância positiva em 74.5%, 79.7% e 67.1%, respetivamente. A dimensão “desenvolvimento de competências”, obteve uma concordância elevada (82.3%). Foram destacados pontos fortes como o “acompanhamento contínuo”, “autonomia de execução” e o “desenvolvimento de pensamento crítico”. Os aspetos a melhorar referidos foram o “tempo de execução” e a “falta de um guia orientador do projeto”. Conclusão: A metodologia de projeto é uma ferramenta poderosa, mas o seu sucesso depende de ajustes contínuos e do comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo. Além disso, a metodologia pode ser mais eficaz se integrada em práticas interdisciplinares, preparando os estudantes para os desafios reais do exercício profissional.

Referências

Abreu, B. (2020). Inclusão e acessibilidade em tempos de pandemia. Pedagogia em Ação, 13(1), 155–165. https://periodicos.pucminas.br/pedagogiacao/article/view/23705

Adams, R. V., & Blair, E. (2019). Impact of Time Management Behaviors on Undergraduate Engineering Students’ Performance. SAGE Open, 9(1). https://doi.org/10.1177/2158244018824506

Aeon, B., Faber, A., & Panaccio, A. (2021). Does time management work? A meta-analysis. PloS one, 16(1), e0245066. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0245066

Al Swaidi, S. (2023). Project Management Approached in Healthcare Business Development. Mağallaẗ Al-Nīl Li ʿulūm Al-Musinīn (Print), 6(1), 333–343. https://doi.org/10.21608/niles.2023.265467

Alkan, F. (2023). Self-Directed Learning in the Analytical Chemistry Laboratory. Advances in Higher Education and Professional Development Book Series, 43–76. https://doi.org/10.4018/978-1-6684-6772-5.ch004

Chen, G. (2024). The Significance of Self-Directed Learning in Adult Lifelong Education. https://doi.org/10.37420/j.cer.2024.022

Oliveira, S. A., Martelli, A., & Delbim, L. R. (2024). Planejamento E Implementação De Medidas De Segurança Com A Metodologia 5w2h: Desafios E Benefícios. Faculdades do Saber, 9(23), 493-509. https://rfs.emnuvens.com.br/rfs/article/view/313

Duque, R., Barreto, M., Souza, L., Loureiro, V., Nascimento, I., Monteiro, R., Ribeiro E., Turra, M., Cabral, M., Colares, R., Sousa, F., & Pascon, D. (2023). Impacto do uso das Tics no processo de ensino-aprendizagem: o papel do professor como mediador. Cuadernos de Educación Y Desarrolo,15(3), 2130–2142. https://doi.org/10.55905/cuadv15n3-005

Eswaran, U. (2024). Project-Based Learning: Fostering Collaboration, Creativity, and Critical Thinking. IGI Global.

Günzel, H., & Brehm, L. (2024). A Roadbook for the Professionalization of Project-based Learning Courses. https://doi.org/10.4995/head24.2024.17194

Guo, P., Saab, N., Post, L. S., & Admiraal, W. (2020). A review of project-based learning in higher education: Student outcomes and measures. International Journal of Educational Research, 102(1). https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101586

Gupta, P., & Singh, T. (2022). The Concept of Self-Directed Learning: Implications for Practice in the Undergraduate Curriculum. Indian Pediatrics, 59(4), 331–338.

Krause, K., & Coates, H. (2008). Students’ engagement in first‐year university. Assessment & Evaluation in Higher Education, 33(5), 493–505. https://doi.org/10.1080/02602930701698892

Lee, J. S., Blackwell, S., Drake, J., & Moran, K. A. (2014). Taking a Leap of Faith: Redefining Teaching and Learning in Higher Education Through Project-Based Learning. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, 8(2). https://doi.org/10.7771/1541-5015.1426

Mureşan, M. (2014). Project Based Collaborative Learning for Adult Education. ELearning & Software for Education, 3, 303–309. https://doi.org/10.12753/2066-026X-14-187

Nafchi, N., Nafchi, R., & Shabani, S. (2015). Project Management (Concept, Definition, Methods).

Nayak, A., Satpathy, I., & Jain, V. (2024). The Project-Based Learning Approach (PBL). Advances in Educational Technologies and Instructional Design Book Series, 158–174. https://doi.org/10.4018/979-8-3693-3041-8.ch010

Nayak, M. K., & Belle, V. S. (2020). Various methods of self-directed learning in medical education. MediSys Journal of Medical Sciences1(1), 15–22. https://doi.org/10.51159/MEDISYSJMEDSCI.2020.V01I01.004

O’Donnell, B., & Gupta, V. (2021). Continuous Quality Improvement. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32644665/

Oliveira, E. A. & Runte-Geidel, A. (2003). Aprendizagem baseada em projetos: uma aplicação em um curso superior tecnológico em uma instituição pública. Revista Eletrônica de Educação, 17, 1-21, e4122103. http://dx.doi.org/10.14244/198271994122

Quinapallo-Quintana, A. M., & Baldeón-Zambrano, A. X. (2024). Project-based learning. International Research Journal of Management, IT and Social Sciences. https://doi.org/10.21744/irjmis.v11n1.2415

Reid, M. J., Kramer, E., Iakovidis, A., Harris, J. B., Kronlage, R. M., Stanley, A., & Holland, C. (2024). Decreasing Patient Visit Length at a Student-Run Free Clinic via a Continuous Quality Improvement Project. Cureus. https://doi.org/10.7759/cureus.66511

Chularee, S., Tapin, J., Chainok, L., & Chiaranai, C. (2024). Effects of Project‐Based Learning on Entrepreneurship Skills and Characteristics of Nursing Students. Nursing and Health Sciences, 26(3). https://doi.org/10.1111/nhs.13160

Speth, C. (2023). A Análise SWOT: Uma ferramenta chave para o desenvolvimento de estratégias empresariais. 50Minutos.com.

Xie, H., & Zhang, A. Y. (2013). Approaches and Processes of the Project Management. Advanced Materials Research, 790, 724–727. https://doi.org/10.4028/WWW.SCIENTIFIC.NET/AMR.790.724

Zhao, K. (2024). Project -based Learning and Students’ Performance. Frontiers in Business, Economics and Management, 16(1), 401–405. https://doi.org/10.54097/3cpp0337

Rahmah, U., Budiarti, E., & Mustapa, M. (2023). Implementasi Self-Direct Learning untuk Meningkatkan Keterampilan Siswa dan Staff Pengajar Pasca Covid. Prosiding Seminar Nasional UNM ke-62, 1 https://doi.org/10.59562/semnasdies.v1i1.1089

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

Sousa, A., Pimenta Gomes, N., Prestana, C. B., Pestana Gonçalves, M. E. ., & Barcelos, M. O. . (2025). A Metodologia de Projeto no Ensino-Aprendizagem: A Perspetiva dos Estudantes de Enfermagem. Saber E Educar, 34(1 (Em Progresso). https://doi.org/10.25767/se.v34i1 (Em Progresso).42159