O trabalho educativo como um processo profético de libertação
A pedagogia de Paulo Freire à luz de desafios fundamentais da sociedade global
DOI :
https://doi.org/10.25767/se.v30i2.29371Mots-clés :
Pedagogia de Paulo FreireRésumé
Neste artigo, efetua-se uma abordagem ao pensamento do pedagogo Paulo Freire, a partir da perspetiva dos atuais desafios de uma sociedade globalizada. O ponto de partida é a demanda por uma "grande transformação", que leve a uma mudança na autocompreensão dos indivíduos, bem como a um novo tipo de convivência pessoal e estrutural. Na pedagogia da libertação de Freire, os aspetos que anunciam o novo e, assim, sustentam os processos de transformação, são retomados sob este prisma. O autor identifica traços de uma busca pelo que constitui e sustenta fundamentalmente o ser humano, o tema central das religiões e da espiritualidade.
Références
Becker, U. (1995). Ökumenisches Lernen und eine Pädagogik der Hoffnung. In K. Goßmann, A. Pi-than, P. Schreiner (Ed.), Zukunftsfähiges Lernen? Herausforderungen für Ökumenisches Lernen in Schule und Unterricht. Comenius Institut.
Boff, L. (2001). Casamento entre o céu e a terra. Salamandra.
Boyd, D. (2012). The critical spirituality of Paulo Freire. International Journal of lifelong Education, 31 (6), 759-778.
Chaves, C., Silva, R., Silva, C. & Almeida, E. (2016). Educação e espiritualidade como experiências fundamentais para humanização em Paulo Freire. Revista Ciência em Movimento – Educação e Direitos Humanos, 37-46.
Dullo, E. (2014). Paulo Freire, o testemunho e a pedagogia católica. A ação histórica contra o fata-lismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais / RBCS, 29(85), 49-61.
Fischer, H. (2017). Religion ohne Gott? Heute vom Glauben reden. Theologischer Verlag Zürich, Zürich,
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra.
Freire, P. (2005). Pedagogia da Esperanca. Paz e Terra.
Graciani, M. (1996). Momentos que não dá para esquecer. In M. Gadotti (Org.), Paulo Freire: uma biobliografia. Cortez Editora/Instituto Paulo Freire/UNESCO.
Herms, E. (1990). Ist Religion noch gefragt?. In Erfahrbare Kirche, (25-48). Tübingen.
Maslow, A. (2010). Jeder Mensch ist ein Mystiker. Köln Kassel.
Rosa, H. (2016). Resonanz. Eine Soziologie der Weltbeziehung. Suhrkamp,
Vasconcelos, E.M. (2009). Espiritualidade na Educação Popular em Saúde. Cad. Cedes, 29(79), 323-334.
Schneidewind, U. (2018). Die Große Transformation. Fisher.
Wissenschaftlicher Beirat der Bundesregierung Globale Umweltveränderungen (WBGU). (2011). Welt im Wandel. Gesellschaftsvertrag für eine Große Transformation. p.2 https://www.fgw-nrw.de/fileadmin/user_upload/DM-Welt_im_Wandel.pdf
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vista a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são da sua exclusiva responsabilidade.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A submissão de artigos a esta revista não contempla qualquer pagamento.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Legislação aplicável: Política de Proteção de Dados