IA Generativa e Feedback entre Pares na Escrita Académica
Inovação Pedagógica no Ensino Superior
DOI :
https://doi.org/10.25767/se.v34i1.42564Mots-clés :
aprendizagem colaborativa; feedback entre pares; escrita académica; inteligência artificial generativa; avaliação formativa.Résumé
Este artigo apresenta uma prática pedagógica inovadora desenvolvida no Ensino Superior, que alia aprendizagem colaborativa, feedback entre pares e integração crítica da inteligência artificial generativa na promoção da escrita académica. A intervenção teve lugar na unidade curricular de História da Ciência e das Técnicas (1.º ano da Licenciatura em Engenharia Multimédia, ISTEC Porto), no 2.º semestre do ano letivo 2024/2025, envolvendo 22 estudantes organizados em grupos colaborativos.
A atividade centrou-se na elaboração de artigos científicos, incluindo fases sucessivas de produção, revisão entre pares, apoio de chatbots de Inteligência Artificial Generativa (ChatGPT, NotebokLM, Manus, Claude.ai, Grok, Gemini, …) e reflexão crítica por meio de e-portefólios. O processo pedagógico incluiu: (i) escrita inicial dos resumos (V1); (ii) revisão crítica entre pares (V2); (iii) reformulação com apoio de IA generativa (IAG) (V3); e (iv) validação final com feedback docente e integração nos e-portefólios reflexivos individuais (V4).
Os resultados, obtidos a partir de uma análise exploratória dos relatórios reflexivos, evidenciam ganhos na qualidade da escrita, no pensamento crítico, na autorregulação da aprendizagem, um elevado grau de satisfação com o processo de peer feedback, e no uso ético da IAG. A experiência mostra-se promissora enquanto contributo para práticas de avaliação formativa autêntica e para a formação de competências académicas e digitais no ensino superior. Recomenda-se a sua integração progressiva em práticas pedagógicas colaborativas, com formação contínua para docentes e estudantes.
Como principal limitação, salienta-se o número reduzido de participantes neste estudo exploratório. Para futuras implementações, recomenda-se o reforço do apoio formativo a docentes e estudantes e a adoção de modelos estruturados e monitorizados de peer feedback, potenciando o seu impacto no desenvolvimento do pensamento crítico e na aprendizagem.
Références
Banihashem et al. (2024). Feedback sources in essay writing: peergenerated or AI-generated feedback? International Journal of Educational Technology in Higher Education (2024) 21:23 https://doi.org/10.1186/s41239-024-00455-4
Bruffee, K. A. (1984). Collaborative Learning and the «Conversation of Mankind». College English, 46(7), 635–652. https://doi.org/10.2307/376924
Bruffee, K. A. (1999). Collaborative Learning: Higher Education, Interdependence, and the Authority of Knowledge. Second Edition. Johns Hopkins University Press, 2715 North Charles Street, Baltimore, MD 21218-4363; Tel: 410-516-6900; Tel: 800-537-5487 (Toll Free); Fax: 410-516-6998; Web site: http://www.
Calvo, R. A., O’Rourke, S. T., Jones, J., Yacef, K., & Reimann, P. (2011). Collaborative Writing Support Tools on the Cloud. IEEE Transactions on Learning Technologies, 4(1), 88–97.
Campo, L., Galindo-Domínguez, H., Bezanilla, M.-J., Fernández-Nogueira, D., & Poblete, M. (2023). Methodologies for Fostering Critical Thinking Skills from University Students’ Points of View. Education Sciences, 13(2), 132. https://doi.org/10.3390/educsci13020132
Dillenbourg, P. (1999). What do you mean by collaborative learning? (p. 1). Oxford: Elsevier. https://telearn.hal.science/hal-00190240
Double, K.S., McGrane, J.A., & Hopfenbeck, T.N. (2020). The Impact of Peer Assessment on Academic Performance: A Meta-analysis of Control Group Studies. Educational Psychology Review 32(1). DOI:10.1007/s10648-019-09510-3
Ennis, Robert, H. (2015). The nature of critical thinking: An outline of critical thinking dispositions and habilites. Presentation at the Sixth International Conference on Thinking at MIT, Cambridge, MA [internet] 2011
Facione, PA (2020).Critical Thinking: What It is and Why It Counts. Advancing Thinking Worldwide.
Facione, P. A. (2024). Critical thinking: What it is and why it counts (2020 update ed.). Insight Assessment. https://www.insightassessment.com
Ferris, D. R., & Hedgcock, J. S. (2005). Teaching ESL Composition: Purpose, Process, and Practice (2nd ed.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates
Floridi, L., Cowls, J., Beltrametti, M., Chatila, R., Chazerand, P., Dignum, V., Luetge, C., Madelin, R., Pagallo, U., Rossi, F., Schafer, B., Valcke, P., & Vayena, E. (2018). AI4People—An Ethical Framework for a Good AI Society: Opportunities, Risks, Principles, and Recommendations. Minds and Machines, 28(4), 689–707. https://doi.org/10.1007/s11023-018-9482-5
Guizani, S., Mazhar, T., Shahzad, T., Ahmad, W., Bibi, A., & Hamam, H. (2025). A systematic literature review to implement large language model in higher education: Issues and solutions. Discover Education, 4(1), 35. https://doi.org/10.1007/s44217-025-00424-7
Jaramillo Gómez, D. L., Álvarez Maestre, A. J., Parada Trujillo, A. E., Pérez Fuentes, C. A., Bedoya Ortiz, D. H., & Sanabria Alarcón, R. K. (2025). Determining Factors for the Development of Critical Thinking in Higher Education. Journal of Intelligence, 13(6), 59. https://doi.org/10.3390/jintelligence13060059
Jasmadi, Jasmadi, Saddam Saddam, and Lasri Lasri. 2024. Critical thinking: An analytical study on the impact of Artificial Intelligence (AI) usage on students at Al Washliyah Darussalam University, Banda Aceh. Sekumpul: Journal of Multidisciplinary Education Sciences 2: 25–32. [Google Scholar] [CrossRef]
Latifi, S., & Noroozi, O. (2021). Supporting argumentative essay writing through an online supported peer-review script. Innovations in Education and Teaching International, 58(5), 501–511. https://doi.org/10.1080/14703297.2021.1961097
Liu, N.-F., & Carless, D. (2006). Peer feedback: The learning element of peer assessment. Teaching in Higher Education, 11(3), 279–290. https://doi.org/10.1080/13562510600680582
Lu, Y., & Li, H. (2023). Generative AI in education: Opportunities and challenges for formative assessment. Computers & Education: Artificial Intelligence, 4, 100123
Nguyen, Andy, Mario Kremantzis, Aniekan Essien, Ilias Petrounias, and Samira Hosseini. 2024. Enhancing student engagement through artificial intelligence (AI): Understanding the basics, opportunities, and challenges. Journal of University Teaching and Learning Practice 21: 1–13. [Google Scholar] [CrossRef]
Nicol, D. J., & Macfarlane‐Dick, D. (2006). Formative assessment and self‐regulated learning: A model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education, 31(2), 199–218. https://doi.org/10.1080/03075070600572090
Palomares Ruiz. (2011). El modelo docente universitario y el uso de nuevas metodologías en la enseñanza, aprendizaje y evaluación. Revista de Educación,355. Mayo-Agosto 2011, pp. 591-604. DOI: 10-4438/1988-592X-RE-2011-355-038
Panadero, E., Jonsson, A., & Alqassab, M. (2018). Providing Formative Peer Feedback: What Do We Know? Em A. A. Lipnevich & J. K. Smith (Eds.), The Cambridge Handbook of Instructional Feedback (pp. 409–431). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781316832134.023
Paul, R., & Elder, L. (2007). Critical thinking: The art of socratic questioning. Journal of Developmental Education, 31(1), 36-37. https://www.jstor.org/stable/42775632
Sadler, D. R. (1989). Formative assessment and the design of instructional systems. Instructional Science, 18, 119–144.
Stefani, L., & Nicol, D. (1996). From Teacher to Facilitator of Collaborative Enquiry. Em Facing Up to Radical Change in Universities and Colleges. Routledge.
Tanaka, J., & Gilliland, B. (2016). Critical Thinking Instruction in English for Academic Purposes Writing Courses: A Dialectical Thinking Approach. TESOL Journal 8(3) DOI:10.1002/tesj.291
Tigelaar, D. E., Dolmans, D. H., Wolfhagen, I. H., & van der Vleuten, C. P. (2021). Quality issues in e-portfolio development: A review of the literature. Medical Teacher, 43(2), 128–135.
van den Berg, I., Admiraal, W., & Pilot, A. (2006). Design principles and outcomes of peer assessment in higher education. Studies in Higher Education, 31(3), 341–356. https://doi.org/10.1080/03075070600680836
van den Berg, Geesje, and Elize du Plessis ( 2023). ChatGPT and generative AI: Possibilities for its contribution to lesson planning, critical thinking and openness in teacher education. Education Sciences 13: 998. [Google Scholar] [CrossRef
Wei, Y., & Liu, D. (2024). Incorporating peer feedback in academic writing: A systematic review of benefits and challenges. Frontiers in Psychology, 15. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1506725
Yang, X. (2023). A Historical Review of Collaborative Learning and Cooperative Learning. TechTrends, 67(4), 718–728. https://doi.org/10.1007/s11528-022-00823-9
UNESCO (2024, atualizado em abril de 2025). Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa, UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241
Valenzuela J, Nieto AM & Muñoz C. (2014). Motivación y disposiciones: enfoques alternativos para explicar el desempeño de habilidades de pensamiento crítico. Revista Electrónica de Investigación Educativa [internet] 2014. 16(3): 16-32. http://redie.uabc.mx/vol16no3/contenido-valnieto.html
Zhao X., Liu X. (2022). Sustaining faculty development through visiting scholar programmes: A transformative learning perspective. Sustainability, 14(1), 525.
Zhu, X., & Carless, D. (2020). Dialogue within peer feedback processes: Clarifying student peer feedback literacy. Assessment
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Luísa Orvalho, Ana Francisca Monteiro 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A revista reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vista a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são da sua exclusiva responsabilidade.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A submissão de artigos a esta revista não contempla qualquer pagamento.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Legislação aplicável: Política de Proteção de Dados
