As Comunidades de aprendizagem

Quando Escola e Famílias caminham juntas para a cidadania sustentável na Educação de Infância

Autores

  • Ana Sofia Clemente Gonçalves Universidade Lusófona / CeiED

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32735

Palavras-chave:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Comunidades de Aprendizagem Relações escola - família

Resumo

Atualmente, e face aos desafios deste século, torna-se imprescindível alicerçar à Educação, o direito, a oportunidade de igualdades, a diversidade e a equidade social e académica, nos deveres e direitos, garantidos e invocados pela UNESCO. Projetando como meta a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), alerta-se para a necessidade de se educar para a sustentabilidade e promover um estilo de vida, que se direcione para a construção de um novo paradigma holístico, que torne a Educação acessível e exequível a Todos.

            Este artigo pretende priorizar a atuação de práticas inclusivas, através das ações educativas de sucesso, propostas pelo projeto das Comunidades de Aprendizagem, onde escola e famílias partilham objetivos, de forma a ascender à promoção de aprendizagens multitemáticas. Propomos, desta forma, refletir, ainda que ousadamente, sobre a proposta de conceber o conceito de sustentabilidade como oportunidade aos sistemas educacionais poderem renovar os seus princípios, diretrizes e práticas, na sensibilização de e para toda a Comunidade Educativa

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Gonçalves, A. S. C. (2023). As Comunidades de aprendizagem: Quando Escola e Famílias caminham juntas para a cidadania sustentável na Educação de Infância. Saber E Educar, 32(1). https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32735