Vol. 32 N.º 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusão
As discussões sobre o desenvolvimento sustentável, suscitado pelos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, assumem que as exigências do futuro ambiental do planeta estão associadas, também, à necessidade em superar as questões sociais que atingem as populações mundiais, como a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a promoção dos Direitos Humanos. Neste âmbito, as políticas públicas para a comunidade educativa assumem-se como importantes eixos norteadores para articular as ações educativas em prol de um mundo mais sustentável, seja nos contextos regionais, nacionais ou internacionais.
No sentido de promover partilhas, aprendizagens e (trans)formações multitemáticas sobre a Educação de Infância, interligados com os objetivos para o desenvolvimento sustentável, realizou-se o II Congresso Internacional do OFEI, em que os/as educadores/as foram convidados a refletir, a escrever e a divulgar teorias e práticas educativas associadas à Cultura e Educação de Paz, à Sustentabilidade (associada a fatores económicos, sociais e ambientais) e à Inclusão em Educação de Infância.
Partilham-se quatro eixos estruturantes:
1. Educadores/as de Infância: desenvolvimento profissional e conhecimento da profissão;
2. Educação de Infância: entrelaçamentos com diferentes áreas do saber;
3. Qualidade em Educação de Infância: organizações, atores, espaços, tempos, contextos e interações;
4. Educação de Infância: desenvolvimento humano, consciência cívica e bem-estar.
Editores temáticos
Paula Pequito – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Ana Luísa Ferreira – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Ana Pinheiro – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti| CIPAF | INED | OFEI
Daniela Gonçalves – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Daniella Assemany – Universidade Federal do Rio de Janeiro | Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa
Elvira Sanchez – Asociación Mundial de Educadores Infantiles (AMEI-WAECE)
Maria Jesús Víton – Universidade Autónoma de Madrid