Vol. 32 N.º 1 (2023): Caderno Temático: Infância - Paz, sustentabilidade e inclusão (Em Progresso)

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Caderno temático: (Em Progresso)

Infância: Paz, Sustentabilidade e Inclusão

As discussões sobre o desenvolvimento sustentável, suscitado pelos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, assumem que as demandas do futuro ambiental do planeta estão associadas, também, à necessidade em superar as questões sociais que atingem as populações mundiais, como a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades e a promoção dos Direitos Humanos. Neste âmbito, as políticas públicas para a comunidade educativa assumem-se como importantes eixos norteadores para articular as ações educativas em prol de um mundo mais sustentável, seja nos contextos regionais, nacionais ou internacionais.

No sentido de promover partilhas, aprendizagens e (trans)formações multitemáticas sobre a Educação de Infância, interligados com os objetivos para o desenvolvimento sustentável, considerou-se  a criação do número temático intitulado Infância: Paz, Sustentabilidade e Inclusão, com o intuito de aprofundar discussões, partilhar ações, investigar cientificamente resultados ou intuições e divulgar o conhecimento científico acerca do tema.

Os quatro eixos estruturantes :

1. Educadores/as de Infância: desenvolvimento profissional e conhecimento da profissão;

2. Educação de Infância: entrelaçamentos com diferentes áreas do saber;

3. Qualidade em Educação de Infância: organizações, atores, espaços, tempos, contextos e interações;

4. Educação de Infância: desenvolvimento humano, consciência cívica e bem-estar.

Este caderno temático enriquece a partilha de experiências e de perspetivas multidirecionais sobre a Infância: Paz, Sustentabilidade e Inclusão.

Editores temáticos

Paula Pequito – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Ana Luísa Ferreira – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Ana Pinheiro – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti| CIPAF | INED | OFEI
Daniela Gonçalves – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Daniella Assemany – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Elvira Sanchez –  Asociación Mundial de Educadores Infantiles  (AMEI-WAECE)
Maria Jesús Víton – Universidade Autónoma de Madrid 

Publicado: 2023-05-17