A Liderança Emocional em Agrupamentos do Sotavento

Contributos para o Clima Organizacional e o Bem-Estar Escolar

Autores

Palavras-chave:

liderança escolar, inteligência emocional, clima escolar

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a inteligência emocional (IE) dos diretores escolares e o clima organizacional em agrupamentos de escolas do Sotavento Algarvio, região marcada por diversidade cultural e desafios socioeducativos. Recorrendo a uma abordagem metodológica mista, foram aplicados o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) e entrevistas semiestruturadas a diretores escolares. Os resultados indicam uma predominância do estilo de liderança transformacional, fortemente associado a níveis elevados de IE, nomeadamente nas dimensões de empatia, escuta ativa e regulação emocional. A análise qualitativa reforça a perceção de que líderes emocionalmente competentes promovem ambientes escolares colaborativos, seguros e motivadores, com impacto positivo na motivação docente e, de forma mediada, no sucesso académico dos alunos. A investigação reforça a pertinência da IE como competência estruturante da liderança escolar, recomendando a sua integração em programas de formação e desenvolvimento profissional de diretores.

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Publicado

2025-11-26 — Atualizado em 2025-11-26

Como Citar

Baptista, N. (2025). A Liderança Emocional em Agrupamentos do Sotavento: Contributos para o Clima Organizacional e o Bem-Estar Escolar. Saber E Educar, 34. Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/41397