Saber & Educar

Notícias

 

Call for papers: S&E- Nº 24 Submissões até 28 de junho de 2018

 

 

Revista Saber & Educar, n.º 24, ano 2018

Call for Papers «Educar com TIC para o Século XXI»

Na Educação, temos assistido a um vasto conjunto de transformações, conscientes de que ocorrem de forma cada vez mais rápida, confirmando as exigências que emergem das mudanças que se fazem sentir na sociedade, seja nos domínios económicos, sociais, culturais ou tecnológicos, entre outros. Se o século XX confirmou o caminho que se iniciara no século anterior, na revolução e explosão da comunicação, celebrando a invenção de novos meios e com novas linguagens, onde se evidenciava o lugar incontornável da imagem, fixa ou em movimento (dimensão iconográfica), o século XXI, através do extraordinário desenvolvimento da tecnologia informática, dá continuidade à mesma trajetória e avança para o que Castells, na senda da Galáxia Gutenberg e da Galáxia Marconi de McLuhan, anuncia como estádio mais avançado nesta história de sucesso e apelida de Galáxia Internet. Os últimos anos do fim do século XX albergaram a convicção de que a civilização passaria por decisivas metamorfoses. Uma delas era a de que a revolução tecnológica e científica transformaria todos os domínios mas, particularmente nos dispositivos comunicacionais, viria a ocupar um lugar essencial na dinâmica das transformações societais daí decorrentes. A Educação constituiria um território desafiante para compreender essas mesmas modificações e, naturalmente, para se identificar os desafios de uma educação para o século XXI. 

Educar com TIC para o século XXI tem inscrita a exigência de uma reflexão maior sobre o papel que as Tecnologias da Informação e Comunicação têm no domínio educacional. De entre outros, identificamos o desafio (e ao mesmo tempo exigência) de uma maior e melhor integração curricular das TIC nas práticas de ensino, do reforço do papel das comunidades de aprendizagem, da diversificação dos contextos de aprendizagem, da ampliação das possibilidades comunicacionais, de uma melhor inclusão e uma maior participação cidadã de todos. Quase duas décadas volvidas neste século pudemos confirmar algumas expectativas, comprovar quão infundados eram alguns medos, reforçar algumas preocupações com a direção ou sentido do caminho, por vezes a desilusão quanto ao alcance dos resultados e de aspetos que se esperava ver confirmados.

Gostaríamos de convidar todos os investigadores da área da Tecnologia Educativa a submeterem os seus manuscritos para este número de Revista Saber & Educar. 

Organização deste número temático: Joaquim José Jacinto Escola, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Manuela Raposo Rivas, Universidade de Vigo

Data limite de submissão: 28 de junho de 2018

Submissão:http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/about/submissions#onlineSubmissions

Contactosrevistasabereducar@esepf.pt

 
Publicado: 2018-04-06
 

Indexação da Revista S&E: REDIB

 

A revista Saber&Educar encontra-se indexada na plataforma REDIB

 
Publicado: 2018-03-02
 

Publicação novo número S&E: Sessão de lançamento S&E 23(2017)

 

Contornos da EDUCAÇÃO INCLUSIVA na perspetiva da lei e das respostas educativas

Inscrição obrigatória on-line


DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol23

 

 
Publicado: 2017-01-01
 
Mais Notícias...