Saber & Educar


CALL FOR PAPERS: S&E N.º 21 – Alargamento até 15 DE NOVEMBRO DE 2016

 

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Revista Saber & Educar, n.º 21, ano 2016

Call for Papers «Estudos da Criança»

O campo multidisciplinar dos Estudos da Criança desenvolveu-se muito significativamente a partir do início deste século. Ao colocar definitivamente na agenda da investigação com crianças temas como a da capacidade das crianças, enquanto sujeitos, para a produção cultural e da infância como categoria social constituída através de processos históricos em mudança acelerada, os Estudos da Criança têm vindo a permitir renovar o conhecimento, mas também as práticas sociais na intervenção e na educação junto dos mundos de vida social e cultural da infância.

Do lado da renovação dos modos de construção do conhecimento, o aspeto mais relevante do contributo dos Estudos da Criança reside, precisamente, na conjunção multidisciplinar – e, em alguns casos mais sucedidos, interdisciplinar – de áreas de saber que, ocupando-se tradicionalmente das crianças e do período da infância, produziram as suas teorias, constructos e mesmo metodologias de forma distinta, promovendo como objeto conceções parciais e fragmentárias da criança: o corpo da criança e as suas dimensões biológicas, a mente da criança e seu desenvolvimento psicológico, a aprendizagem da criança e a sua condição de aluna, a criança reprodutora da cultura e das relações sociais dominantes, etc. A abordagem multidisciplinar da criança não constitui um simples efeito de abordagem sistémica, mas é desafiadora dos saberes tradicionalmente constituídos, estabelecendo novas relações, por exemplo entre corpo e mente, sociedade e cultura, singularidade e diferença, subjetivação e socialização. Essa abordagem é, portanto, produtora de novas agendas, problemáticas, áreas de conhecimento e perspetivas sobre as crianças, as suas vidas e os contextos de ação e de educação.  

Aberta a artigos que tratem da educação da criança no seu desenvolvimento integral nas etapas de vida que vão dos 0 aos 12 anos a partir de uma perspetiva teórica e metodológica claramente assente na perspetiva multidisciplinar e renovadora dos Estudos da Criança, a revista Saber & Educarpropõe-se tratar das questões acima sumariadas, contribuindo para superar os fossos que ainda existem na relação entre os contributos teóricos dos Estudos da Criança e o campo das práticas em educação. Serão aceites artigos que problematizam as questões teóricas e metodológicas na construção do campo científico dos Estudos da Criança e as suas relações com o campo das práticas educativas e de formação em educação, bem como artigos apoiados em investigações empíricas que permitam esclarecer sentidos emergentes da ação educativa com crianças desenvolvida ou perspetivada sob referenciais de análise decorrentes desse campo.

Data limite de submissão: Alargamento até 15 de novembro de 2016

Submissão: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/about/submissions#onlineSubmissions

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