Ser Cuidador por um Dia: Aprendizagem com Service-learning no Ensino de Enfermagem

Autores

  • Rita Maria Sousa Figueiredo Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny
  • Eva Sousa
  • Patrícia Câmara
  • Tânia Lourenço 0000-0002-1469-7086,tania lourenço
  • Luísa Santos

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v34i1.42147

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino clínico, Cuidadores informais, Service-learning, Inovação pedagógica

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever e analisar os contributos da metodologia de service-learning na formação de estudantes de enfermagem, através da experiência vivida no projeto de extensão comunitária +Cuidador. O service-learning combina o serviço à comunidade com objetivos pedagógicos explícitos, promovendo a integração entre teoria e prática, o desenvolvimento de competências e a consciência cívica. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado com 36 estudantes finalistas de enfermagem que, no âmbito do projeto, substituíram cuidadores informais em contexto domiciliário e participaram em ações de formação e divulgação. A recolha de dados foi efetuada através de relatos reflexivos escritos, analisados segundo a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram progressos significativos no desenvolvimento de competências relacionais e comunicacionais, na empatia, na capacidade de adaptação a contextos complexos e na compreensão da realidade dos cuidadores informais. Os estudantes enfatizaram a relevância do envolvimento direto com a comunidade como elemento central de uma aprendizagem significativa. Conclui-se que o service-learning é uma metodologia pedagógica potente, que favorece a aprendizagem experiencial, o desenvolvimento profissional e a construção de uma identidade ética e humanizada. Recomenda-se a sua adoção sistemática nos currículos do ensino superior em saúde como prática educativa inovadora, com impacto formativo e social.

Referências

Azizi, M., et al. (2024). The effect of service‑based learning on health education competencies of students in community health nursing internships. *BMC Nursing*, 23, 138. https://doi.org/10.1186/s12912-024-01799-y.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa.

Brown, K. M., & Bright, L. M. (2017). Teaching caring and competence: Student transformation during an older adult focused service-learning course. Nurse Education in Practice, 27, 29–35. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2017.08.013

Furco, A., & Norvilitis, J. (2023). Service-learning as a high-impact practice: A decade of research on student learning and development. In K. Lund Dean & P. H. Clayton (Eds.), *Critical intersections in contemporary service-learning* (pp. 3–24). Stylus Publishing. https://doi.org/10.1080/08923647.2020.1849941

Guerra-Marmolejo, C., Morante-García, W., Berthe-Kone, O., Chica-Pérez, A., Dobarrio-Sanz, I., Granero-Molina, J., & Ortega-Ávila, A. B. (2024). Nursing students’ perceptions of learning through a service-learning programme with older adults living in poverty in a high-income country: A descriptive qualitative study. Healthcare, 12(24), 2493. https://doi.org/10.3390/healthcare12242493

Juniarti, N., Zannettino, L., Fuller, J., & Grant, J. (2016). Defining Service-learning in nursing education: An integrative review. Jurnal Keperawatan Padjadjaran, 4(2), 200‑212. https://doi.org/10.24198/jkp.v4n2.10

Leal Costa, C., Tirado González, S., Ramos Morcillo, A. J., Ruzafa Martínez, M., Díaz Agea, J. L., & van der Hofstadt Román, C. J. (2020). Communication skills and professional practice: Does it increase self efficacy in nurses? Frontiers in Psychology, 11, 1169. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01169

Longhini, J., Ambrosi, E., Filippi, M., Evilio, L., & Canzan, F. (2024). How do undergraduate nursing students learn to care for families and informal caregivers? A qualitative study with a grounded theory approach. Nurse Education Today, 141, 106332. doi:https://doi.org/10.1016/j.nedt.2024.106332

Morante-García, W., Chica-Pérez, A., Ortiz-Amo, R., Dobarrio-Sanz, I., Berthe-Kone, O., Fernández-Sola, C., & Hernández-Padilla, J. M. (2025). Nursing students' experiences of a service-learning programme with older adults living in poverty in a high-income country: A phenomenological study. Nurse education in practice, 83, 104260. https://doi.org/10.1016/j.nepr.2025.104260

Ordem dos Enfermeiros. (2015, 6 de março). Regulamento nº 190/2015: Regulamento do perfil de competências do enfermeiro de cuidados gerais [Anexo I]. Diário da República. https://dre.pt/dre/detalhe/regulamento/190-2015-66138436

Organisation for Economic Co operation and Development. (2022). Supporting informal carers of older people: Policies to leave no carer behind (OECD Health Working Paper No. 140). OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/0f0c0d52-en

Yoong, S. Q., Liao, A. W. X., Goh, S. H., Zhang, H., et al. (2022). Educational effects of community service-learning involving older adults in nursing education: An integrative review. Nurse Education Today, 113, 105376. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2022.105376

Zambrano, E., Paredes, G., & Rojas, M. (2024). The effect of service-based learning on health education competencies of students in community health nursing internships. BMC Nursing, 23, 138. https://doi.org/10.1186/s12912-024-01799-y

Zhu, Z., Xing, W., Liang, Y., Hong, L., & Hu, Y. (2021). Nursing students’ experiences with Service-learning: A qualitative systematic review and meta-synthesis. Nurse Education Today, 103, 105206. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2021.105206

Downloads

Publicado

2025-11-19

Como Citar

Figueiredo, R. M. S., Sousa, E. ., Câmara, P., Lourenço, T., & Santos, L. (2025). Ser Cuidador por um Dia: Aprendizagem com Service-learning no Ensino de Enfermagem. Saber E Educar, 34(1). https://doi.org/10.25767/se.v34i1.42147