A Ciência no nosso dia-a-dia

Autores

  • Jose Ferreira Gomes Reitor da Universidade da Maia

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v31i1.29562

Palavras-chave:

Covid-19, Ensino da ciência, Pandemia

Resumo

A Ciência nunca esteve tão presente no espaço público como durante a Pandemia de COVID-19 e, contudo, permitiu interpretações muito diversas e reações anti-ciência muito fortes. Como poderemos explicar aos mais novos quais são os méritos e os limites da Ciência? Neste artigo usamos as discussões muito contrastantes sobre a resposta à pandemia para explicar o que é Ciência e afastar algumas pretensões mais simplistas dos seus sucessos.

Referências

Claeson, M. & Hanson, S. (2020). COVID-19 and the Swedish enigma. The Lancet, 397, 259-261.doi https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)32750-1

Financial Times. (2021). Coronavirus tracker: the latest figures as countries fight the Covid-19 resurgence. https://www.ft.com/content/a2901ce8-5eb7-4633-b89c-cbdf5b386938

House of Commons. (2021). Coronavirus: lessons learned to date. https://committees.parliament.uk/publications/7496/documents/78687/default/

Ritchie, H., Mathieu, E., Rodés-Guirao, L., Appel, C., Giattino, C., Ortiz-Ospina, E., Hasell, J., Macdonald, B., Beltekian, D. & Roser, M. (2020). Coronavirus Pandemic (COVID-19). https://ourworldindata.org/coronavirus

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2022-03-22

Como Citar

Gomes, J. F. (2022). A Ciência no nosso dia-a-dia. Saber E Educar, 31(1). https://doi.org/10.25767/se.v31i1.29562