Ensinar História a alunos com Autismo

desafios e estratégias

Autores

  • Helena Vieira CITCEM-FLUP

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v33i1.37360

Palavras-chave:

Ensino de História, Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), Recursos Pedagógicos Inclusivos, Educação Inclusiva.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é abrir caminhos para aulas de História mais inclusivas. Aulas nas quais os professores atendem às necessidades de todos os estudantes, mas focando-se nos desafios e oportunidades no ensino de História a alunos com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Revista a parca literatura específica sobre o ensino de História a alunos com autismo, desenvolveu-se um estudo empírico junto de uma pequena amostra de professores, no sentido de identificar os desafios que estes sentem quando trabalham com estes alunos e algumas das estratégias e recursos pedagógicos e didáticos que utilizam na sua praxis. Os resultados demostram a necessidade de um maior investimento na formação de professores, assim como a urgência na utilização de recursos inclusivos que ainda são desconhecidos por parte dos docentes. Através destas e outras estratégias será possível ultrapassar algumas das dificuldades evidenciadas neste estudo.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Vieira, H. (2024). Ensinar História a alunos com Autismo: desafios e estratégias. Saber E Educar, 33(1). https://doi.org/10.25767/se.v33i1.37360