O Poder das Palavras

Relato de uma experiência de Atividades de Tempo Livre e Intervenção Comunitária

Autores

  • Carina Coelho Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP)
  • Maria José Araújo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP)
  • António Guedes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP)

Palavras-chave:

Tempo livre, Intervenção Comunitária, Educação de Adultos, TIC, Sociabilidade

Resumo

O ‘Poder das Palavras[1] foi um projeto de intervenção comunitária no Tempo Livre, desenvolvido numa comunidade socioeducativa da cidade do Porto. O objetivo era criar oportunidades de diálogo com as famílias (de todas as gerações), em situação pandémica provocada pelo Covid19. Foram potenciadas diferentes formas de comunicação de que salientamos as redes sociais, nomeadamente WhatsApp, como forma de interação com grandes possibilidades nos contextos familiares, mas também, nos contextos associativos e relacionais. Neste artigo, descrevemos esta experiência, refletindo sobre a educação de adultos e as práticas de lazer no tempo livre, mediadas pelas TIC, potenciando a educação como “prática de liberdade” tal como propunha Paulo Freire.

 

[1] Nome fictício. Por questões de sigilo e proteção de dados mantivemos o anonimato do projeto e das instituições envolvidas.

Referências

Araújo, M. J. (2020). Educadores sociais: profissionais do tempo livre de outros. Laplage Em Revista, 6(3), 75-82. https://doi.org/10.24115/S2446-6220202063934p.75-82

Araújo, M.J, Vieira, A., & Gomes, N. (2018). Jovem há mais tempo do que tu. Um ensaio sobre as atividades de tempos livres em contextos institucionais para idosos. Revista Praxis Educare, 5, 23-39.

Araújo, M.J., (2019) Atividades de Tempos Livres: Desafios aos Educadores Sociais. Praxis Educare (6), 46-53.

Ávila, P., & Aníbal, A. (2019). Adultos e aprendizagem em Portugal. Uma década de avanços e retrocessos no combate às desigualdades sociais educativas da população adulta. In L. Rothes (Org.). A participação educativa dos adultos. Realidades e Desafios (pp.15-40). Mais Leituras.

Berger, J., & e Mohr, J. (2019). Um Sétimo Homem. Antígona

Brites, M. J., Santos, S., & Catalão, D. (2015). “Learning through Radio, Learning for Life!”: Notas sobre o desenvolvimento de uma rádio participativa online. In M. J. Brites, A. Jorge & S. Correia Santos (Eds). Metodologias participativas: os Media e a Educação (pp.23-26). Universidade da Beira Interior. Labcom.IFP.

Casimiro, C., & Neves, B. B. (2021). Vida familiar e tecnologias de informação

Corbain, A. (2001). História dos Tempos Livres. Teorema e comunicação num mundo globalizado, Análise Social, 56(239), 308-321. https://doi.org/10.31447/as00032573.2021239.05

Ferreira da Silva, L. (2001). Acão social na área da família. Universidade Aberta.

Ferreira, A. C., & Silva, P. (2022). Escolas, famílias e práticas digitais em tempo de pandemia, Mediações - Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, 10(2), 5-24.

Freire, P. (1967). Educação como Prática de Liberdade. Dinalivro.

Gorz, A. (1988). Métamorphoses du Travail. Quête du Sens. Paris: Éditions Galilée. http://www.aptses.pt/revista-praxis-educare/#1601561243273-59286f74-0459

Nunes, J. A. (2021). A parte que conta. In M. J. Araújo, H. Monteiro & M. Araújo (Orgs.). Vermelho Vivo. A participação em tempos de eleição autárquica (pp.21-60). Furar o Cerco.

Ribeiro, D. & Araújo, M.J. (2019). Investigação-ação-formação. Relatos de construção e reconstrução do saber profissional de educadores, in II Congresso Bienal da Rede Lusófona EstreiaDiálogos. Investigação-Ação e Cidadania. Braga: UM

Rothes, A., Lemos, M. S., & Gonçalves, T. (2019). A motivação dos adultos para a participação educativa. In L. Rothes (Org.). A participação educativa dos adultos. Realidades e Desafios (pp.59-80). Mais Leituras.

Rothes, L., Queirós, J., & Mendes, I. (2019). Realidades e desafios da participação educativa dos adultos: resultados de uma investigação no norte de Portugal. In L. Rothes (Org.). A participação educativa dos adultos. Realidades e Desafios (pp.81-116). Mais Leituras.

Soeiro, J., Araújo, M. & Figueiredo, S. (2020). Cuidar de quem cuida. Objetiva.

Stevenson, R.L. (2018). Apologia do Ócio. Antígona

Trevisan, G. (2009). Intervenção comunitária e inclusão social: o educador e os atores. Saber & Educar, 0(14), 1-5. doi: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol14.130

Vallejo, I. (2023). Alguém falou sobre nós. Lisboa Bertrand

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Coelho, C., Araújo, M. J., & Guedes, A. (2023). O Poder das Palavras: Relato de uma experiência de Atividades de Tempo Livre e Intervenção Comunitária. Saber E Educar, 32(2). Obtido de https://revista.esepf.pt/article/view/32986