Circularidades e intervenção comunitária

abordagens práticas para o fortalecimento de redes de cuidado durante a pandemia da covid-19

Autores

  • Bruna Tibolla Universidade de São Paulo
  • Juliana Pedreschi Rodrigues Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP http://orcid.org/0000-0003-3466-8714

DOI:

https://doi.org/10.25767/se.v32i2.33095

Palavras-chave:

Circularidades; Construcionismo Social; Educação social; Práticas Restaurativas; Redes de cuidado

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância das circularidades, dos processos circulares, para a efetivação e construção de redes de cuidados durante a pandemia da COVID-19, tendo como exemplo um território educativo localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, Brasil. Nos escritos, destacam-se um recorte de resultados de uma investigação de mestrado realizada por meio da técnica grupo focal que foi desenvolvida no contexto da pesquisa qualitativa e apreciativa das práticas utilizadas por dois educadores sociais de espaço não formal de educação, complementado pela narrativa de outras duas profissionais da educação formal e que utilizaram, durante a pandemia, o recurso do círculo como ferramenta de promoção de escuta, cuidado e estratégia de acolhimento e encaminhamento de necessidades. A partir das experiências relatadas, discutiu-se a partir da análise temática dos relatos, as intencionalidades, a aplicabilidade e a importância das redes de cuidado e de acolhimento no contexto da pandemia. Em considerações finais refletiu-se sobre a necessidade do fomento à participação para a efetivação da solidariedade nas comunidades.

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

Tibolla, B. ., & Rodrigues, J. P. (2023). Circularidades e intervenção comunitária: abordagens práticas para o fortalecimento de redes de cuidado durante a pandemia da covid-19. Saber E Educar, 32(2). https://doi.org/10.25767/se.v32i2.33095