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2017

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n. 23 (2017): Contornos da EDUCAÇÃO INCLUSIVA na perspetiva da lei e das respostas educativas

Os contornos da EDUCAÇÃO INCLUSIVA na perspetiva da lei e das respostas educativas

A Humanidade necessitou de percorrer séculos de existência para lograr o respeito pela vida e pela individualidade e especificidade de cada indivíduo, a par do sentido de responsabilidade coletiva pelo bem-estar e plena realização de todos e cada um, consubstanciando-se assim a afirmação da cidadania plena, entretanto proclamada pela Convenção dos Direitos Humanos. No plano educacional, constitui hoje base de atuações, na maioria dos países, o preceituado na Declaração de Salamanca, de 1994, onde se reconhece a necessidade e a urgência de garantir a educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais no quadro do sistema regular de educação. Mais se afirma que a adaptação a promover é a das escolas, através de uma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro das suas necessidades e potencialidades. A própria ciência foi comprovando que todas as crianças e jovens, independentemente das suas referências culturais ou das suas potencialidades e necessidades, progridem e devem aprender juntas. O avanço do conhecimento científico e técnico que baseia a intervenção diferenciada, as práticas inovadoras desenvolvidas e o investimento humano na educação inclusiva refletem a procura incessante de melhores atuações, a caminho da concretização do princípio da inclusão, nas escolas e na sociedade. Portugal, ao assinar, a par de numerosos outros países, a referida Declaração, tomou em mãos a tarefa da educação inclusiva, que paulatinamente vem concretizando. A Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti assumiu, desde 1990, a responsabilidade de ser parceira na procura da realização desse ideal, através da promoção do conhecimento científico, da habilitação de recursos humanos, e da construção de materiais e recursos tecnológicos especializados. Os docentes e os técnicos especializados por esta instituição desenvolvem atualmente uma meritória ação, de norte a sul do país, enquanto obreiros e observadores críticos do caminho percorrido. Obra sempre inacabada, apesar de em permanente evolução! O Departamento de Educação Especial e Psicologia, pela observação das ações implementadas no terreno, pelos dados colhidos na investigação que promove, pela escuta constante de anseios partilhados na formação que ministra, tem a perceção do sentimento implícito e explícito do quanto falta cumprir, no processo de construção da qualidade, no âmbito da inclusão educativa. É de importância capital continuar a alertar o pensamento que enforma a política educativa, o ambiente social geral, as instituições educativas, os gestores de educação e ensino, os professores, as famílias, as associações e demais organizações, para o facto de as especificidades em crianças e alunos infra ou supra dotados deverem ser identificadas o mais cedo possível, promovendo-se uma educação de qualidade para todos, seguindo uma orientação inclusiva. A publicação deste número da Revista Saber & Educar, de natureza temática, tem isso em vista. As pesquisas e experiências relatadas, os modelos, metodologias e recursos descritos, oferecem contributos significativos para novo impulso.

Os diferentes artigos apresentados, permitem ao leitor ter acesso a:

 i) Estratégias e práticas diferenciadas que possibilitam aprendizagens enriquecidas, disponíveis em

Estratégias de aprendizagem na inclusão de alunos com deficiência visual no desenvolvimento cognitivo da matemática

Boas práticas na implementação de Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação nas Unidades de Apoio Especializado para a educação de alunos com Multideficiência em Portugal continental: uma exigência por cumprir? 

ii) Um modelo organizativo e funcional que potencia práticas educativas inclusivas, apresentado em:

Construção de um território inclusivo na Região Centro de Portugal: do diagnóstico às estratégias de intervenção na educação especial 

 iii) Abordagens pedagógicas específicas para alunos com dislexia, em diferentes níveis de ensino, descritas em:

Os jogos de (e com) palavras como resposta educativa a crianças com dislexia: algumas propostas

Dislexia no Ensino Secundário/Superior: Avaliação, Intervenção e Reeducação Pedagógica

iv) Dados sobre uma relação colaborativa no seio da comunidade educativa, apresentada em:

Práticas de colaboração para inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas escolas portuguesas: Perceções de professores e Equipa técnico pedagógica 

v) Experiências de diferenciação e inclusão bem-sucedidas, relatadas em:

Diversidades do aprender na escola nova de A. Faria de Vasconcellos, pioneiro da educação do futuro

Sobre ombros de gigantes: uma visão contextualizada da ciência pelos alunos do Ensino Fundamental II

vi) Resultados obtidos em contextos de investigação em linguagem, descritos em:

Aprendizagem Linguística e Processos Mnésicos: Contributos para a validação da Prova de Avaliação da Memória e Compreensão Verbal (PAMCV)

vii) Descrição de atitudes e contributos significativos da família, apresentados em:

Atitudes dos pais em relação à inclusão: Contributos de um estudo quantitativo

Envolvimento participativo de famílias no processo de apoio em Intervenção Precoce na Infância

Crianças Sobredotadas, Posição da familia e comunidade no plano educativo

VARIÆ

 Violência Conjugal: Crenças de Atuais e Futuros Profissionais, Implicados na sua Resposta e Prevenção – Direito, Saúde e Educação 

 Bioética e promoção da saúde docente na educação superior: uma interface necessária







2011

n. 16 (2011): Processo de ensino-aprendizagem e de formação de profissionais de educação

Este número especial da Revista Saber & Educar é integralmente dedicado à problematização e à dilematização enquanto metodologias aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem e de formação de profissionais de educação.


2010

n. 15 (2010)

01 Caderno Educação Especial (20 anos na esepf)

02 Caderno Criança, Sujeito de Direitos

03 Caderno Variæ

 


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