"It belongs to everyone!" The right to play and well-being in the playground of a Kindergarten
DOI:
https://doi.org/10.25767/se.v32i1.32622Palavras-chave:
Crianças, Brincar, Bem-estar, Recreio, Jardim de infânciaResumo
Este texto tem como objetivo descrever e analisar o processo de intervenção realizado no recreio de um Jardim de Infância (JI) da cidade de Lisboa com a finalidade de promover o direito a brincar e a equidade social entre crianças. Apresentam-se os resultados parcelares de um projeto de investigação [nome do Projeto e entidade financiadora serão colocados posteriormente, se o artigo for aprovado], financiado pelo Horizonte 2020 da Comissão Europeia. A metodologia utilizada inclui observação, entrevistas e fotografias como meios de recolha de dados, colocando em diálogo os Estudos Sociais da Infância e as Ciências de Educação. Os resultados apresentados destacam as mudanças e melhorias implementadas no recreio do JI, com especial ênfase na garantia de bem-estar, do direito a brincar, da promoção do acesso e da frequência das crianças a um espaço exterior de qualidade.
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